RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

USP quer ampliar HC de Ribeirão Preto com 400 novos leitos de emergência

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O Conselho Universitário da USP (Universidade de São Paulo) aprovou nesta terça-feira (3) a compra de um terreno de 795 mil m² para a ampliação do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. A área tem valor estimado em R$ 281 milhões.

O terreno abrigará a nova Unidade de Emergência do HC, que oferecerá 400 novos leitos e teve obras anunciadas em fevereiro deste ano.

De acordo com a Secretaria de Saúde de Ribeirão Preto, a atual unidade de emergência da USP no município tem capacidade de 176 leitos. A conclusão das primeiras obras do novo hospital é esperada para o final de 2026.

Hoje no local estão instalados o Hospital Santa Tereza e o Hospital Estadual de Ribeirão Preto, ambos sob gestão do estado de São Paulo, e que também serão incorporados ao HC da USP.

O Hospital Santa Tereza será transformado em um instituto de psiquiatria e saúde mental que terá um ambulatório especializado. Já o hospital estadual deverá ser usado para prática acadêmica dos estudantes dos cursos de medicina e enfermagem da faculdade.

De acordo com a universidade, o novo terreno será cedido para a Secretaria Estadual de Saúde, que será responsável pelo custeio e pela gestão da unidade.

Além da nova Unidade de Emergência, a área abrigará, em parceria com o SUS (Sistema Único de Saúde), 80 consultórios odontológicos, uma clínica de enfermagem para usuários com complexidade assistencial de enfermagem, uma quadra poliesportiva, uma farmácia universitária, um laboratório de análises clínicas e um museu de biodiversidade -este último em parceria com a Prefeitura de Ribeirão Preto.

A USP quer implementar, ainda, um escritório jurídico para mulheres e crianças vítimas de violência e um setor de planejamento e gestão hospitalar, vinculados às faculdades de direito e economia e administração, respectivamente.

A universidade também anunciou a ampliação do campus de São Carlos com a compra de um terreno de 5.000 m² por R$ 14 milhões. A universidade diz que pretende construir um complexo para ampliação dos atendimentos de saúde física e mental e assistência social, além de integrar áreas esportivas, de lazer e de convivência.

As próximas etapas, de acordo com a USP, são de análise e tramitação pelas instâncias internas da universidade para configuração do projeto final junto aos órgãos competentes.

Redação / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS