RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Veja as autoridades que foram ao funeral do papa Francisco

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A missa do funeral do papa Francisco neste sábado (26) reuniu 166 delegações de países e entidades, incluindo 50 chefes de Estado e dez monarcas em exercício, segundo o Vaticano.

Entre eles, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o presidente da Ucrânia, Volodimir Zelenski, que pouco antes da cerimônia tiveram uma conversa “muito produtiva” sobre as negociações para acabar com a Guerra da Ucrânia, de acordo com a Casa Branca.

Eles dividiram a primeira fila do espaço destinado a autoridades com Luiz Inácio Lula da Silva, Emmanuel Macron, da França, e Javier Milei, da Argentina.

Veja abaixo onde estavam essas e outras autoridades, como o príncipe William, que representou o rei Charles 3º do Reino Unido.

*

Em Roma, o presidente argentino, Javier Milei, disse que havia pedido perdão a Francisco após duras críticas ao papa. Como resposta, ouviu do pontífice que são “erros de juventude”. Ele ficou na primeira cadeira da primeira fila.

Ao lado de Milei estavam a secretária-geral da presidência da Argentina e sua irmã, Karina Milei, e o presidente italiano Sergio Mattarella, com sua filha. Na fileira logo atrás de Milei ficou a primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni.

Depois de Itália e Argentina, foram acomodadas as famílias reais. Entre elas, o rei Felipe e a rainha Letízia, da Espanha, o rei Philippe e a rainha Mathilde, da Bélgica, além de monarcas de Mônaco, Noruega, Suécia, entre outros.

O rei Charles 3º, que está sob tratamento de um câncer e se encontrou com Francisco poucos dias antes da morte do pontífice, foi representado pelo filho, o príncipe William.

Depois, segundo o protocolo da missa fúnebre, foram acomodadas as delegações internacionais por ordem alfabética em francês. Isso porque, assim como nos Jogos Olímpicos, o francês é considerado o idioma da diplomacia. Também é um idioma de trabalho em organizações internacionais como a ONU e União Europeia.

Donald Trump e Melania Trump sentaram-se na frente, uma vez que os EUA não foram considerados como “United States of America”, mas como “États-Unis d’Amérique”. Ficaram a uma cadeira de Emmanuel Macron, da França, e da primeira-dama Brigitte Macron.

Na primeira fila ficou também o presidente da Ucrânia, Volodimir Zelenski, e sua esposa Olena Zelenska. Eles sentaram-se próximos à presidente da Índia, Draupadi Murmu e ao presidente da Hungria, Tamas Sulyok.

A aproximadamente 15 cadeiras de Trump, ainda na primeira fila, sentaram-se o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e a primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja.

Os ministros Ricardo Lewandowski (Justiça) e Macaé Evaristo (Direitos Humanos), o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), o deputado Odair Cunha (PT-MG) e o assessor especial da Presidência, Celso Amorim, integraram a comitiva brasileira que foi ao Vaticano.

Nos assentos mais centrais do espaço reservado às autoridades na missa ficaram Viktor Orbán, primeiro-ministro da Hungria, Joe Biden, ex-presidente dos Estados Unidos, e Marcelo Rebelo de Sousa, presidente de Portugal.

Redação / Folhapress

COMPARTILHAR:

Mais do Colunista

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.