Dois dias depois de terem sido autorizados a deixar a Faixa de Gaza rumo ao Egito e após uma espera que vem praticamente desde o início da guerra entre Israel e Hamas, os 32 brasileiros e palestinos inscritos para repatriação pelo Itamaraty enfim conseguiram sair do território sob ataque neste domingo (12).
O grupo de 32 repatriados que agora se dirige ao Cairo para depois viajar ao Brasil em avião da Força Aérea é composto por 22 brasileiros, 7 palestinos que têm RNM (Registro Nacional Migratório) e 3 palestinos que são familiares próximos dos demais integrantes. Entre eles, 17 são crianças, 9 são mulheres e 6 são homens.
Antes deles, 1.413 brasileiros haviam sido retirados de Israel e 32, da Cisjordânia ocupada. Trata-se da maior operação de evacuação de zonas de guerra operada pela Força Aérea na história.
Aeronave VC-2 (Embraer 190), da Presidência da República, está no Cairo (Egito), para trazer os brasileiros de volta. O grupo deve embarcar para o Brasil nesta segunda-feira (13), segundo o governo federal.
Redação / Folhapress