Veja grandes sucessos de Doris Monteiro, cantora precursora da bossa nova

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Morta nesta segunda-feira (24) de causas naturais, aos 88 anos, em sua casa no Rio de Janeiro, a cantora Doris Monteiro é considerada uma das precursoras da bossa nova com sua “voz pequena”, segundo ela mesmo se definia.

Um de seus primeiros sucessos foi “Mocinho Bonito”, de autoria do compositor Billy Blanco, a música mais tocada nas rádios em 1957 que já trazia a maneira de cantar própria de Monteiro. A faixa foi lançada cinco anos antes de “O Encontro”, espetáculo com João Gilberto, Tom Jobim e Vinícius de Moraes que marcou o início da bossa nova.

*

MOCINHO BONITO

Mas ela já havia lançado seu primeiro disco alguns anos antes, álbum que continha a faixa “Se Você se Importasse”, composta por Peterpan, também bastante executada na rádio.

SE VOCÊ SE IMPORTASSE

Ao longo de sua extensa carreira, Monteiro gravou mais de 60 álbuns de repertório, a maioria pela Odeon, e participou em reedições posteriores. Outro de seus sucessos foi “Mudando de Conversa”, composta por Maurício Tapajós e Hermínio de Carvalho no final da década de 1960.

MUDANDO DE CONVERSA

Ela também cantou “Conversa de Botequim”, de Noel Rosa, e e “Dó-ré-mi”, de Fernando César e Nazareno de Brito.

CONVERSA DE BOTEQUIM

Ainda não foram divulgadas informações sobre o velório e o enterro desta que também é considerada uma das rainhas do rádio.

Redação / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS