RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Veja protagonismo musical na obra de Cacá Diegues

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A trajetória do cineasta Cacá Diegues, que morreu nesta sexta (14), foi marcada por uma forte sintonia com o mundo da música.

Entre seus maiores sucessos, estão filmes que entraram para o imaginário popular brasileiro de forma indissociável de suas trilhas sonoras.

“Bye Bye, Brasil”, de 1979, é acompanhado pela canção homônima escrita por Chico Buarque e composta de Roberto Menescal. O longa com José Wilker e Betty Faria, se tornou um dos filmes mais marcantes do período final da ditadura militar.

Também é quase impossível pensar em “Xica da Silva”, outro filme memorável de Diegues, sem se lembrar da trilha. Em entrevista para Pedro Bial, em 2018, o cineasta contou que ficou meses atrás de Jorge Ben para conseguir que o músico compusesse a canção para o filme.

“Tieta do Agreste”, de 1996, teve a trilha composta por Caetano Veloso. Entre as canções, está “Luz de Tieta”.

“Quilombo”, de 1984, é estrelado pelo ator, cantor e compositor Tony Tornado. O longa foi indicado à Palma de Ouro.

Cacá Diegues foi casado com a cantora Nara Leão, uma das artistas mais importantes da música brasileira. Ela participou de produções do cineasta.

“Quando o Carnaval Chegar”, de 1972, é estrelado por Nara, Chico Buarque e Maria Bethânia, que também trabalharam nas músicas da trilha.

“Orfeu”, de 1999, tem o cantor e compositor Toni Garrido no papel principal. O músico também interpretou algumas canções da trilha sonora, composta por Caetano Veloso. Orfeu é um líder na favela onde mora e de sua escola de samba, além de ser um famoso compositor dos morros do Rio de Janeiro.

“Ganga Zumba”, do início da década de 1960, tem no elenco Cartola e Dona Zica da Mangueira, uma das fundadoras da mais popular escola de samba do Rio de Janeiro.

“A Grande Cidade”, de 1966, com Antônio Piranga, tem Zé Keti no elenco. O compositor assinou a música tema do filme. O longa teve direção musical de Moacyr Santos e contou com músicas de Heckel Tavares, Ernesto Nazareth e Villa Lobos.

‘Os Herdeiros’, de 1970, tem participações especiais de Nara Leão e Caetano Velos. O longa conta a saga de uma família brasileira, de 1930 a 1964. Está disponível no Apple TV, para alugar ou comprar.

O filme “Veja Esta Canção”, de 1994, é baseado em quatro músicas –“Pisada de Elefante”, de Jorge Ben Jor, “Drão”, de Gilberto Gil, “Você é Linda”, de Caetano Veloso, “Samba do Grande Amor”, de Chico Buarque.

“O Grande Circo Místi­co”, de 2018, seu último filme, é inspirado em um musical, criado em 1983 com músicas de Edu Lobo e Chico Buarque. O musical foi montado em cima do poema de mesmo nome do alagoano Jorge de Lima. “Não vi o espetáculo, que teve poucas sessões, mas tomei conhecimento da trilha sonora, que é maravilhosa. Como adoro o trabalho do Jorge, tive a ideia de transformar em filme”, contou Cacá Diegues na época.

Redação / Folhapress

COMPARTILHAR:

Mais do Colunista

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.