RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) – O conselho de administração da Vale é composto por 13 membros, mas ficou com apenas 12 integrantes após renúncia de José Luciano Penido, que criticou a solução negociada para a transição no comando da companhia.
Entre os membros atuais, cinco são ligados a acionistas relevantes: dois à Previ, que gere a aposentadoria dos funcionários do Banco do Brasil; um à japonesa Mitsui; um ao Bradesco e um à Cosan, do empresário Rubens Ometto.
A Vale é uma companhia sem controlador definido e, por isso, tem um grande número de conselheiros independentes, apoiados por grandes investidores institucionais.
VEJA QUEM É QUEM NO COLEGIADO QUE DECIDE A ESTRATÉGIA DA MINERADORA
Daniel Stieller, presidente do conselho
Indicado pela Previ, fez carreira no Banco do Brasil, chegando a presidir a fundação no governo Jair Bolsonaro (PL). Está no conselho da mineradora desde novembro de 2021.
MARCELO GASPARINO, VICE-PRESIDENTE DO CONSELHO
Advogado com participação em conselho de grandes empresas, como Petrobras e Eletrobras. É ligado ao banqueiro Juca Abdalla, do banco Clássico, e professor da Fundação ENÁ – Escola de Governo, para certificação de administradores de empresas estatais e sociedades de economia mista.
ANDRÉ VIANA MADEIRA
Representa os funcionários da Vale no conselho de administração. Preside o sindicato Metabase, que representa trabalhadores da mineradora, de Itabira (MG) e região.
FERNANDO BUSO JORGE GOMES
Indicado pelo Bradesco. Preside a Bradespar, a empresa de participações do banco. Foi diretor da Valepar, holding que controlava a mineradora antes do fim do acordo de acionistas que a transformou numa empresa sem controlador definido.
JOÃO LUIS FUKUNAGA
Indicado pela Previ, é funcionário de carreira do Banco do Brasil. Em fevereiro de 2023, foi indicado pelo governo Lula a presidir a fundação que rege as aposentadorias dos funcionários do Banco do Brasil. Dirigiu o sindicato dos bancários de São Paulo.
SHUNJI KOMAI
É vice-presidente das operações brasileiras da Mitsui, sócia da Vale responsável por sua indicação ao conselho. Tem carreira na companhia japonesa, que é também uma grande cliente da mineradora brasileira.
LUIZ HENRIQUE GUIMARÃES
Indicado pela Cosan, empresa que preside desde 2020. Passou os últimos anos em posições de liderança no conglomerado de Rubens Ometto, tendo presidido a Raízen e a distribuidora de gás canalizado Comgás.
DOUGLAS JAMES UPTON
Conselheiro independente, foi sócio, diretor e analista no The Capital Group, gestora de fundos de investimentos com participação relevante na Vale. Fez carreira no mercado financeiro, com passagem por bancos como JP Morgan e HSBC.
MANUEL OLIVEIR
É o líder dos conselheiros independentes. Fez carreira no setor de mineração, em empresas como Anglo American e De Beers. Participa de conselhos de administração de outras empresas internacionais do setor.
PAULO HARTUNG
Conselheiro independente, foi governador do Espírito Santo, estado em que a Vale tem importantes instalações, entre 2015 e 2018. É presidente do IBÁ (Indústria Brasileira de Árvores), associação que reúne a cadeia produtiva de árvores plantadas para fins industriais.
RACHEL OLIVEIRA MAIA
Conselheira independente, é fundadora e presidente da RM Consulting, especializada em sustentabilidade e lideranças. Participa do conselho de outras grandes empresas, como Banco do Brasil e CVC Corp.
VERA MARIE INKSTER
Conselheira independente, é graduada em administração de empresas e tem carreira no setor de mineração. É diretora da Lucara Diamond, produtora independente de diamantes em Botswana.
NICOLA PAMPLONA / Folhapress