RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Visitas ao Cristo Redentor são retomadas no Rio após fiscalização

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – As visitas ao Cristo Redentor no Rio de Janeiro foram retomadas ao público na manhã desta terça-feira (18) após vistoria do Procon-RJ.

A concessionária Trem do Corcovado publicou no Instagram a volta do funcionamento.

O Procon-RJ também afirmou que o cartão-postal do Rio de Janeiro foi reaberto com a readequação do horário de funcionamento do posto médico, das 7h às 19h, e com a presença de ambulância.

Os acessos ao Cristo Redentor foram interditados na manhã de segunda-feira (17) durante uma fiscalização da Secretaria de Estado de Defesa do Consumidor e do Procon-RJ no local.

A interdição ocorreu um dia após a morte do turista gaúcho Jorge Alex Duarte, 54. Ele passou mal e teve uma morte súbita nas escadarias que levam ao monumento na manhã de domingo (16), segundo atendimento do Samu.

O visitante passou mal às 7h39, e o Samu chegou às 8h13, mas a vítima não resistiu. De acordo com a arquidiocese do Santuário do Cristo Redentor, uma das empresas que gerem o monumento, o posto médico de saúde do local, administrado pela concessionária Trem do Corcovado, estava fechado quando o turista passou mal.

Pegos de surpresa, os visitantes que chegaram na manhã de segunda foram orientados a remarcar a visitação ou pedir o dinheiro de volta.

A interdição foi motivada por “diversas irregularidades”, segundo o Procon, e a venda de ingressos ficou proibida. O sistema de vans que transporta visitantes até o local também foi paralisado.

Após uma reunião entre órgãos estaduais e federais nesta segunda, autoridades anunciaram que o ponto turístico passaria por uma vistoria nesta terça-feira, às 7h, com os bombeiros. Em seguida, os acessos foram reabertos.

O corpo de Jorge deve chegar nesta terça ao Rio Grande do Sul, e será cremado, segundo a família. O traslado do corpo foi pago pela arquidiocese do Cristo Redentor.

CONDIÇÕES PARA REABERTURA

Para possibilitar a reabertura, as concessionárias do monumento se comprometeram a contratar ambulância e deixá-la estacionada perto do Trem do Corcovado durante todo o horário de visitação. Além disso, os dois postos médicos no local deverão ficar abertos a partir da entrada do primeiro visitante.

O Parque Nacional da Tijuca/ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) afirmou que irá custear a ambulância que ficará de plantão durante todo o horário de visitação, localizada no Alto Corcovado.

Essa é uma das iniciativas firmadas na reunião que ocorreu na Secretaria de Estado de Defesa do Consumidor, no fim da tarde de segunda (17), no Palácio Guanabara. Ficou acordado que o ICMBio irá disponibilizar o equipamento com recursos do Instituto, via encargos acessórios, após a concessionária Trem do Corcovado enviar um ofício fazendo esta solicitação.

“Reforçamos ainda que as tratativas do ICMBio junto ao Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) para a rápida aprovação dos projetos de acessibilidade em todo o Alto Corcovado estão em andamento e as obras devem iniciar o quanto antes”, afirmou o ICMBio.

A reunião com o Procon reforçou que é de obrigação das concessionárias Trem do Corcovado e Paineiras-Corcovado cuidarem dos respectivos postos de primeiros socorros que ambas mantêm dentro do Parque, disse o órgão.

Imagens do circuito de monitoramento do Cristo registraram quando o turista Jorge Alex Duarte caiu repentinamente nas escadarias de acesso ao monumento. Ele estava acompanhado do filho e da nora, que relatou demora para chegada do socorro e afirmou ter iniciado, por contra própria, os primeiros socorros. Numa rede social, ela, que é formada em enfermagem, criticou não haver ambulância dentro do parque nem atendimento de urgência

Em nota, a concessionária Trem do Corcovado, que leva visitantes ao alto do morro, afirma que possui uma enfermaria equipada para primeiros socorros e disse que os socorristas chegaram com um desfibrilador no mesmo instante.

O Santuário do Cristo Redentor afirmou que a infraestrutura do monumento é de responsabilidade do ICMBio. “Caso o órgão tivesse exercido sua função de forma diligente e identificado a falha na prestação de serviço, deveria ter aplicado as sanções cabíveis conforme previsto no contrato”, disse, em nota.

FRANCISCO LIMA NETO / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS