‘Viveu para servir’; veja reações à morte de Jimmy Carter

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Neste domingo (29), morreu o ex-presidente dos EUA e Nobel da Paz Jimmy Carter, aos 100 anos. Ele recebia cuidados paliativos em sua casa, no estado americano da Geórgia, após uma série de internações hospitalares.

Leia abaixo as principais reações à morte do ex-presidente:

*

“Ao longo de seis décadas, tivemos a honra de chamar Jimmy Carter de um querido amigo. Mas o que é extraordinário sobre Jimmy Carter, no entanto, é que milhões de pessoas em todo o EUA e no mundo que nunca o conheceram também o consideravam um querido amigo”

Joe Biden

presidente dos EUA

“Os desafios que Jimmy enfrentou como presidente chegaram em um momento crucial para o nosso país e ele fez tudo o que estava ao seu alcance para melhorar a vida de todos os americanos. Por isso, todos nós temos uma dívida de gratidão com ele”

Donald Trump

presidente eleito dos EUA

“Foi, acima de tudo, um amante da democracia e defensor da paz. Carter conseguiu a façanha de ter um trabalho como ex-presidente, ao longo de décadas, tão ou mais importante que o seu mandato na Casa Branca. Será lembrado para sempre como um nome que defendeu que a paz é a mais importante condição para o desenvolvimento.”

Lula

presidente do Brasil

“O presidente Carter ensinou a todos nós o que significa viver uma vida de graça, dignidade, justiça e serviço”

Barack Obama

ex-presidente dos EUA

“Hillary e eu lamentamos o falecimento de Jimmy Carter e agradecemos por sua longa e boa vida. Guiado por sua fé, o presidente viveu para servir aos outros —até o fim”

Bill Clinton

ex-presidente dos EUA

“Foi um firme defensor dos direitos dos mais vulneráveis ​​e lutou incansavelmente pela paz. A França envia seus sinceros pensamentos à sua família e ao povo americano.”

Emmanuel Macron

presidente da França

“Jimmy Carter seguiu seus princípios, não a política popular. Retratar uma grande divisão entre a presidência de Carter e sua pós-presidência é um pouco simplista”

The Washinton Post

em editorial

“Carter deu um exemplo poderoso para os líderes mundiais fazerem dos direitos humanos uma prioridade, e ele continuou a lutar pelos direitos humanos depois de deixar o cargo”

Human Rights Watch

organização não governamental

“EUA precisam de mais Jimmy Carters. Ele foi um ex-presidente modelo e conquistou muito no cargo”

The New York Times

em editorial

“A história do presidente Carter foi de origens humildes, e sua vida é um testemunho das oportunidades ilimitadas disponíveis nesta grande nação”

Mike Johnson

presidente da Câmara dos EUA

“O ex-presidente Carter foi um homem de comprovado compromisso com a paz e o diálogo. Suas contribuições para a política global e sua dedicação à paz deixaram uma marca indelével no mundo”

Regime de Nicolás Maduro

ditador da Venezuela

Redação / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS