RIO DE JANEIRO, RJ E SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Yane Marques será a chefe de missão brasileira nos Jogos Olímpicos de Los Angeles-2028. O anúncio foi feito na noite desta quinta-feira (30), em cerimônia de celebração de posse da nova gestão do Comitê Olímpico do Brasil (COB).
Yane é a atual vice-presidente do COB, a primeira mulher a ocupar o cargo. Ela formou chapa com Marco La Porta na eleição da entidade, que foi realizada no ano passado. Foi a primeira vez que a oposição venceu o pleito.
Medalhista de bronze no pentatlo moderno nas Olimpíadas de Londres, Yane se torna também a primeira profissional feminina a chefiar uma delegação do Time Brasil em Jogos Olímpicos e Jogos Pan-americanos.
A pernambucana terá a missão de liderar a delegação brasileira nas três principais competições multiesportivas do ciclo -Jogos Sul-americanos de Santa Fé, em 2026, Jogos Pan-americanos de Lima, em 2027, e Jogos Olímpicos de Los Angeles, em 2028.
Yane Marques disputou as Olimpíadas de 2008, 2012, quando ganhou o bronze, e 2016. Ela também tem duas medalhas em Mundiais e três em Pan-americanos. Ela se aposentou do esporte em 2016 e trilhou trajetória na gestão esportiva -é formada em Educação Física, pós-graduada em Gestão Pública e fez o Curso Avançado de Gestão Esportiva e o Programa de Carreira do Atleta, ambos do Instituto Olímpico Brasileiro (IOB).
Antes de ser vice do COB, foi vice-presidente da Comissão de Atletas do COB entre 2017 e 2020 e presidente da Comissão de Atletas de 2020 até o início de 2024. Ocupou o cargo de Secretária-Executiva de Esportes de Recife e, posteriormente, na Secretaria Executiva de Esportes Educacionais da Prefeitura de Recife.
ALEXANDRE ARAUJO E PAULO FAVERO / Folhapress