SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Em um momento crítico na Guerra da Ucrânia, o presidente Volodimir Zelenski voltará a se reunir com Joe Biden, na Casa Branca, para discutir as próximas etapas do conflito. Em separado, o ucraniano deverá se encontrar com a atual vice e candidata do Partido Democrata, Kamala Harris. Os encontros estão marcados para o próximo dia 26.
Segundo comunicado da Presidência dos EUA, a expectativa é que os representantes discutam a guerra com a Rússia, bem como o apoio de Washington à Ucrânia. Zelenski afirmou, na última quarta-feira (18), que pretende apresentar um “plano para a vitória”.
As conversas devem ocorrer no dia seguinte ao discurso do presidente ucraniano na Assembleia Geral das Nações Unidas, no próximo dia 25, em Nova York.
A confirmação das reuniões ocorre dias depois de um grande ataque da Ucrânia contra a região de Tver, na Rússia. Após a grande demonstração de poder militar -que deixou dúvidas quanto aos armamentos utilizados–, Zelenski tem sido criticado devido à diminuição de recursos de defesa da área ucraniana de Donetsk.
Estados Unidos, Alemanha e outros aliados têm resistido à maior concessão de armamentos. Segundo Moscou, o Ocidente já teria autorizado o emprego de mísseis de longo alcance.
Esses temas também devem ser debatidos entre Zelenski e Biden. O líder ucraniano ainda anunciou, na quarta-feira, que um encontro com o ex-presidente e candidato republicano, Donald Trump, é provável.
Redação / Folhapress