RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Zema chama Bolsonaro, réu por trama golpista, de ‘maior liderança da oposição’

SALVADOR, BA, E BELO HORIZONTE, MG (FOLHAPRESS) – O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), afirmou nesta quinta-feira (27) em uma rede social que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) é a “maior liderança da oposição.”

A declaração foi feita um dia após a Primeira Turma do STF (Supremo Tribunal Federal) receber a denúncia da PGR (Procuradoria-Geral da República) e tornar réus Bolsonaro e outros sete acusados de integrar o núcleo central de uma trama golpista em 2022.

“O maior líder da oposição ao governo do PT é Jair Bolsonaro. Espero que a Justiça seja feita e que ele recupere seus direitos políticos”, escreveu Zema no X (antigo Twitter) no início da tarde desta quinta.

No mesmo horário da postagem, o governador estava no velório do prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD), que morreu nesta quarta-feira (27) após ter sido internado com insuficiência respiratória aguda. Zema ficou no local por pouco tempo e saiu sem falar com os jornalistas.

Em seu segundo mandato como governador, Zema trabalha para se viabilizar como candidato a Presidência em 2026, caso seja mantida a inelegibilidade de Bolsonaro, e tem feito acenos ao ex-presidente.

Outros nomes, como os governadores Tarcísio de Freitas (Republicanos), de São Paulo, Ratinho Júnior (PSD), do Paraná, e Ronaldo Caiado (União Brasil) de Goiás, também são apontados como possíveis candidatos no campo da direita.

Zema tem adotado uma postura de equilibrista em relação a Bolsonaro. De um lado, evita se associar às franjas mais radicais do bolsonarismo para não queimar pontes com a centro-direita, mas tem feito acenos ao ex-presidente.

O governador mineiro não participou do ato em apoio à anistia do ex-presidente, realizado em 15 de março em Copacabana, no Rio, com participação de Tarcísio de Freitas e do governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL).

Aliados do político do Novo dizem, contudo, que ele avalia comparecer à manifestação convocada por Bolsonaro para o próximo dia 6 na avenida Paulista, em São Paulo.

Nas últimas semanas, Zema também tem intensificado às críticas ao presidente Lula. No início do mês, presidente e governador se reencontraram em uma solenidade em Betim (MG), marcada por um embate público entre os dois, com cobranças e provocações.

JOÃO PEDRO PITOMBO E ARTUR BÚRIGO / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS