5 nomes da música popular brasileira são aniversariantes da semana

 

Agostinho dos Santos

Nascido em 25 de abril de 1932, o cantor e compositor paulistano Agostinho dos Santos atingiu o auge do sucesso ao interpretar as canções Manhã de Carnaval (de Luís Bonfá) e A Felicidade (de Tom Jobim e Vinicius de Moraes) no filme Orfeu Negro, de 1959, dirigido pelo francês Marcel Camus e baseado na peça teatral Orfeu da Conceição, escrita por Vinicius de Moraes e com música de Tom Jobim.

Com o filme, que ganhou o Oscar de melhor filme estrangeiro em 1960, representando a França, Agostinho ganhou projeção internacional. Trata-se da primeira produção de língua portuguesa a conquistar a estatueta do Oscar e a única na categoria de melhor filme estrangeiro. O longa também recebeu a Palma de Ouro em Cannes e o Globo de Ouro nos Estados Unidos.

Agostinho dos Santos participou também do histórico Festival de Bossa Nova no Carnegie Hall, em Nova Iorque (1962), ao lado de nomes como João Gilberto e Tom Jobim. O artista morreu em 1973, aos 41 anos, em um trágico desastre aéreo da Varig, nas imediações de Paris.

Paulo Vanzolini

O compositor Paulo Vanzolini nasceu em São Paulo, no dia 25 de abril de 1924. Ele é responsável por grandes sucessos da nossa MPB como o clássico Ronda, gravado pela primeira vez em 1953, por Inezita Barroso e que tornou-se uma espécie de hino da cidade de São Paulo, por falar sobre a vida boêmia da Terra da Garoa.

Anos depois, a canção serviu de inspiração para que Caetano Veloso compusesse o primeiro verso de outro hino da cidade: Sampa“Alguma coisa acontece no meu coração…”. Outros sucessos de Paulo Vanzolini – que foi gravado por nomes como Toquinho, Noite Ilustrada, Jorge Aragão e Maria Bethânia – são Volta Por Cima Na Boca da Noite.

Paulo Vanzolini também era zoólogo e foi um dos idealizadores da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e ativo colaborador do Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo.

Paulo morreu no dia 28 de abril de 2013, em São Paulo, aos 89 anos.

Paulo César Pinheiro

Nascido no Rio de Janeiro, em 28 de abril de 1949, o compositor e poeta Paulo César Pinheiro é um dos mais produtivos da música popular brasileira. Tem mais de mil composições gravadas (mas já compôs mais de duas mil!), feitas em parceria com diversos grandes nomes da MPB, como João Nogueira, Francis Hime, Tom Jobim, Ivan Lins, Edu Lobo, Toquinho e Baden Powell.

Paulo César Pinheiro tinha 14 anos quando fez a sua primeira composição: a canção Viagem, em parceria com João de Aquino. Quatro anos depois, começou a destacar-se como letrista, estabelecendo parcerias com Baden Powell, principalmente na voz de Elis Regina – como sua primeira canção registrada: Lapinha.

Depois disso, suas canções passaram a ser gravadas por vários outros grandes nomes da nossa música, como Simone, Elizeth Cardoso, MPB-4 e Clara Nunes, com quem foi casado de 1975 até o falecimento da cantora, em 1983. Outros dos seus principais sucessos são os clássicos: Canto das Três Raças (parceria com Mauro Duarte), Espelho, Além do Espelho As Forças da Natureza (parcerias com João Nogueira), Leão do Norte (com Lenine), Tô Voltando (com Maurício Tapajós) e Vou Deitar e Rolar (Quaquaraquaquá), parceria com Baden Powell.

Vinícius Cantuária

Nascido em Manaus, no dia 29 de abril de 1951, Vinícius Cantuária é cantor, compositor e multi-instrumentista.

Vinícius iniciou sua carreira profissional no início dos anos 1970, já no Rio de Janeiro, como baterista do grupo O Terço. Entre 1975 e 1976 integrou a Banda Atômica, que acompanhava Jorge Mautner. Atuou, também, como músico de Luiz Melodia, Gilberto Gil e Caetano Veloso. Em 1981, teve seu primeiro grande sucesso como compositor, com a gravação da sua canção Lua e Estrela, incluída no repertório do disco de Caetano Veloso, Outras Palavras.

No ano seguinte, gravou seu primeiro LP como artista solo e, em 1984, lançou um dos maiores sucessos de sua carreira, o hit Só Você, muito conhecido na voz de Fábio Júnior, mas que também foi regravada por nomes como Tim Maia, Fagner e Frejat.

Depois disso, a carreira de Vinícius Cantuária ganhou proporções internacionais.

Rogério Flausino

Rogério Flausino nasceu em 25 de abril de 1972, em Alfenas, Minas Gerais. Cantor, instrumentista e compositor, Rogério formou sua primeira banda aos 12, junto com o irmão, Wilson Sideral.

Em 1993, passou a integrar uma das bandas de pop rock brasileiras de maior sucesso na história, o Jota Quest, como vocalista e um dos principais compositores, ao lado do baixista PJ, do baterista Paulinho, do guitarrista Marco Túlio e do tecladista Márcio.

Com a banda, gravou inúmeros hits de sucesso como: Fácil (parceria de Rogério com Wilson Sideral), Sempre Assim (Rogério, Marco, PJ, Márcio e Paulinho), Mais Uma Vez (Rogério, Fernanda Mello e PJ), Só Hoje O Que Eu Também Não Entendo (ambas de Rogério e Fernanda Mello), Encontrar Alguém (de Flausino com Marco Túlio), De Volta ao Planeta (de Flausino, Marco Túlio e PJ), Na Moral (Rogério, Sideral e Marco Túlio), Amor Maior e Dias Melhores (ambas só de Flausino), entre muitos outros.

Com o Jota QuestRogério Flausino conquistou dois Grammy Latinos: Melhor Álbum Pop Contemporâneo Brasileiro e Melhor Álbum de Rock Brasileiro.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS