66 anos de Oswaldo Montenegro

“Faça uma lista dos sonhos que tinha / Quantos você desistiu de sonhar / Quantos amores jurados pra sempre / Quantos você conseguiu preservar”

Hoje é aniversário do homem por traz dessa linda poesia chamada A Lista e de tantas outras canções importantíssimas da nossa música popular brasileira.

Oswaldo Montenegro nasceu no Rio de Janeiro, no dia 15 de março de 1956, e tornou-se um dos maiores cantores e compositores da MPB, além de autor e diretor de filmes e peças teatrais, compositor de trilhas sonoras para musicais, ballets, cinema e novelas.

Na infância, viveu em Minas Gerais, onde teve os primeiros contatos com a música popular, ao acompanhar o espírito seresteiro da cidade. Autodidata e excepcionalmente precoce musicalmente, venceu o seu primeiro festival com apenas 13 anos, com a música Canção para Ninar Irmã Pequena.

Já na adolescência, viveu em Brasília, fonte de inspiração de muitas das suas canções, e lá passou a frequentar festivais de música e companhias de teatro e dança, conheceu a maioria de seus parceiros na arte, como Madalena Sales e Mongol, e decidiu seguir definitivamente a carreira musical.

Em 1975, estreia a primeira peça de teatro de sua autoria, João Sem Nome, e também o seu primeiro compacto, Sem Mandamentos. Em 1979, ficou em terceiro lugar no Festival da TV Tupi com o clássico Bandolins, divisor de águas em sua carreira. Em seguida, vence o Festival MBP 80, com a inesquecível Agonia. Entre tantos, outros grande sucessos de Oswaldo são: Intuição, Lua e Flor, Metade e Estrada Nova.

Em 1982, retorna a Brasília para montar o espetáculo musical Veja Você, Brasília, com artistas da região. Deste elenco destacam-se nomes como Cássia Eller e Zélia Duncan, ainda desconhecidas do público. Escreveu inúmeras peças de teatro, entre elas Noturno, Filhos do Brasil e Léo e Bia, que estão em cartaz e são sucesso até hoje.

Viva a genialidade de Oswaldo Montenegro!

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS