A Avenida Paulista, um dos principais símbolos de São Paulo, comemora hoje 130 anos. Para marcar a data, será inaugurada uma revitalização do trecho entre a alameda Campinas e a rua Pamplona em uma parceria da Associação Paulista Viva com a iniciativa privada e será feita em toda a Avenida com a proposta de tornar a Paulista mais sustentável.
As comemorações começaram ainda no início do mês e serão intensificadas no fim de semana. Uma pesquisa encomendada pela Associação quis saber porque a Paulista é reconhecida como símbolo de São Paulo e a resposta foi a diversidade.
A Avenida Paulista foi inaugurada em 8 de dezembro de 1891. Os tradicionais casarões são raridade hoje e deram lugar a arranha-céus modernos. Toda a arquitetura da região poderá ser visitada em um tour nos dias 11 e 12.
Em parceria com o Instituto dos Arquitetos do Brasil, a iniciativa pretende apresentar aos visitantes os edifícios ícones da Paulista. Entre eles estão: Instituto Moreira Salles, Conjunto Nacional, Fiesp, Masp, Sesc, o São Luís, Casa das Rosas, Japan House, o Nações Unidas e o novo empreendimento Cidade Matarazzo.