A 7ª edição do Mutirão do Diabetes acontece no sábado (9), das 8h às 12h, na esplanada do Theatro Pedro II. A ação é destinada a pessoas com diagnóstico de diabetes e tem o objetivo de orientar para prevenir complicações causadas pela doença. Além de triagem para exame do pé diabético.
O evento faz parte da Campanha Mundial da Diabetes, realizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e Federação Nacional de Associações e Entidades de Diabetes (FENAD), e visa atender a população de forma gratuita. A previsão é que sejam atendidas cerca de duas mil pessoas.
Mais de 250 pessoas estão envolvidas na ação. Serão realizados diversos exames, entre eles, atendimentos focados em nefrologia, endocrinologia, vascular e saúde da mulher. O senador Jorge Kajuru estará presente no evento.
“Nós temos duas mil fitas para triagem da população. Quem quiser vir para fazer o diagnóstico, saber se tem ou não o diabetes serão atendidas e com medição da pressão arterial. O evento é para atender tanto quem estiver passando pelo centro como também que já tem o diabetes”, disse a coordenadora do mutirão Francine Reis Cirini.
Exames que serão realizados:
– Exame de pré-diabetes (triagem)
– Teste de glicemia
– Aferir a pressão arterial
– Exame de fundo de olho
– Exame de pé diabético
– Avaliações em nefrologia e nutrição
– Orientações farmacêuticas, físicas e de cuidados paliativos
– Saúde da mulher
O Mutirão atenderá os pacientes por ordem de chegada, com distribuição de senhas a partir das 8h. Os resultados serão entregues na hora e em casos mais graves, o paciente será encaminhado para a rede pública de saúde. Após o atendimento, os pacientes receberão uma cartilha com orientações e um prontuário médico para acompanhamento.
“A proposta do projeto é para pessoas diabéticas e para que elas sejam orientas, pois é uma doença silenciosa”, finaliza Francine.
Quando: sábado (9), das 8h às 12h.
Onde: Esplanada do Theatro Pedro II – Rua Álvares Cabral, 370.