RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Alexandre de Moraes começa processo para extradição de Ramagem

Ministro do STF autoriza abertura do pedido de extradição do deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ) aos Estados Unidos

Alexandre Ramagem | Lula Marques/Agência Brasil
Alexandre Ramagem | Lula Marques/Agência Brasil

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou nesta segunda-feira (15) a abertura do pedido de extradição do deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ) aos Estados Unidos. A solicitação será encaminhada por meio do Ministério da Justiça e Segurança Pública, responsável por formalizar o procedimento junto às autoridades norte-americanas.

Ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) na gestão de Jair Bolsonaro, Ramagem foi condenado a 16 anos de prisão no processo que apura a chamada trama golpista. Apesar da sentença, ele recorre da decisão em liberdade.

De acordo com as investigações, o parlamentar deixou o Brasil em setembro, pouco antes do início do cumprimento da pena, e atualmente reside em Miami. Com isso, Moraes determinou que a Secretaria Judiciária do STF reúna e envie ao Ministério da Justiça toda a documentação necessária para viabilizar o pedido de extradição, incluindo a tradução oficial dos autos para o inglês.

Durante o andamento do inquérito, Ramagem já havia sido alvo de medidas cautelares impostas pelo próprio ministro, que proibiam sua saída do país e exigiam a entrega de todos os passaportes. A evasão só foi constatada posteriormente.

Após a confirmação da fuga, a Câmara dos Deputados informou não ter sido notificada sobre a saída do parlamentar do território nacional nem ter autorizado qualquer viagem oficial ao exterior. A Casa também afirmou que recebeu atestados médicos apresentados por Ramagem, referentes aos períodos de 9 de setembro a 8 de outubro e de 13 de outubro a 12 de dezembro.

Perda de mandato

Em razão da condenação criminal, o STF determinou que a Câmara declare a perda do mandato do deputado. Até agora, a Mesa Diretora ainda não executou a decisão. A expectativa é que o tema seja analisado pelos deputados ao longo desta semana, a última antes do recesso parlamentar de fim de ano.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS