Aluizio Mercadante tomou posse nesta segunda-feira (6) do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Sustentável (BNDES). A cerimônia realizada no Rio de Janeiro contou com a presença do presidente Lula, o vice Geraldo Alckmin dentre outras autoridades.
Em seu discurso de posse, Mercadante afirmou que fomentar o desenvolvimento de micro, pequenas e médias empresas está entre as prioridades de sua gestão.
“Vamos apoiar as micro, pequenas e médias empresas e as cooperativas de economia solidária com R$ 65 bilhões por meio de crédito indireto do banco e alavancagem via garantias do crédito privado”, afirmou
O mandatário também disse que não pretende fazer com que o BNDES concorra com bancos privados, mas, destacou a necessidade de juros mais competitivos para as micro, pequenas e médias empresas.
“Não queremos padrão de subsídios como no passado, mas uma taxa de juros mais competitiva para micro, pequenas e médias empresas. Nós não pretendemos ficar disputando mercado com o sistema financeiro privado. Isso não é papel do BNDES. Precisamos de parceria e o BNDES pode contribuir para reduzir riscos, abrir novos mercados, alongar prazos e elaborar bons projetos para o mercado privado”, disse.
Além de Mercadante, outros nomes que irão integrar a diretoria do banco foram anunciados, são eles Tereza Campello, Natalia Dias e Helena Tenorio, Alexandre Corrêa Abreu, José Luis Gordon, Nelson Barbosa Filho e Luiz Navarro.