A Secretaria da Administração Penitenciária do Estado São Paulo (SAP) divulgou, nesta quarta-feira (7), o balanço da última saída temporária de 2025, que começou em 23 de dezembro e terminou no dia 5 de janeiro. Do total de 3.055 beneficiados com a saidinha, 165 detentos não voltaram às unidades prisionais da região – uma taxa de evasão de 5,4%.
Leia mais notícias da região aqui.
Dos 184 reeducandos do regime semiaberto da penitenciária de Potim, 25 não retornaram. Dos 2.782 de Tremembé, 138 não voltaram. Em São José dos Campos, nove saíram e dois não retornaram. Já em Caraguatatuba, voltaram todos os 80 presos que saíram. Não houve “saidinha” na cidade de Taubaté.
O detento que não retorna à unidade prisional, é considerado foragido e perde automaticamente o benefício do regime semiaberto, ou seja, quando recapturado, volta ao regime fechado.
O benefício é previsto na Lei de Execução Penal e com as datas reguladas, no Estado de São Paulo, conforme Portaria DEECRIM 02/2019 e suas complementações. De acordo com a SAP, o Poder Judiciário é responsável pelas concessões das saídas temporárias.
Siga o perfil do THMais Vale no Instagram
Faça parte do canal de WhatsApp do THMais e fique bem-informado o dia todo
Se inscreva no canal do Youtube da THMais SBT Vale e veja nossos vídeos



