No Quadro Louco Pra Aposentar desta semana nós abordamos a importância do planejamento da aposentadoria por idade a partir dos 53 anos. Assista o vídeo.
Este tipo de benefício, aparentemente fácil, gera muitas dúvidas. Além da idade que um dia vai chegar, também é preciso ter no radar outros dois focos:
- A carência
- O valor do benefício
Nós recebemos algumas dúvidas e você também pode enviar a sua para a produção do Quadro Louco Pra Aposentar.
O que é Aposentadoria por Idade?
A Aposentadoria por Idade é um benefício concedido pelo INSS aos trabalhadores que atingem uma certa idade e tempo mínimo de contribuição ao sistema previdenciário. As idades variam entre 55 e 65 anos dependendo de onde o trabalho foi exercido (urbano e/ou rural) e em que condições (PcD – Pessoa com Deficiência), com um tempo mínimo de contribuição ou de trabalho (15 anos).
Maria Antônia tem 55 anos de idade e 25 anos de contribuição. Ela pode se aposentar?
Maria Antônia já cumpre os requisitos mínimos de idade e tempo de contribuição se ela tiver algum tipo de deficiência ou se exerceu atividade rural por pelo menos 15 anos.
Em outras situações precisará ter 62 anos de idade.
Quem se aposenta por idade recebe só o salário-mínimo ou pode ter valor maior? Tem décimo terceiro?
O valor do benefício pode variar conforme o tempo de contribuição e o valor delas. Quanto mais tempo contribuído, maior será o valor do benefício. Todas as contribuições desde julho de 1994 até a véspera da aposentadoria entrarão no cálculo do benefício, podendo variar entre o piso (salário-mínimo) e o teto que é anualmente fixado pelo INSS.
Além disso, o benefício inclui o pagamento do décimo terceiro salário.
Zulmira tem 5 anos de contribuição. Ela pode se aposentar?
Zulmira ainda não completou o tempo mínimo de contribuição necessário, que são 15 anos. Portanto, ela não pode se aposentar por idade no momento.
Existem 6 estratégias para contribuir até chegar na hora da aposentadoria: aumentar, manter ou diminuir as contribuições; ganhar 2% por ano completo que ultrapasse o limite mínimo estabelecido em lei e, para quem é segurado facultativo, é possível alternar contribuições ou até parar de pagar. Não faça isso sem a ajuda de um profissional.
Priscila tem 59 anos de idade e 15 anos de contribuição. Ela quer parar de contribuir porque já atingiu o tempo mínimo exigido por lei. Pode?
Mesmo atingindo os 15 anos mínimos de contribuição, Priscila ainda não atingiu a idade mínima necessária, que é de 62 anos para mulheres no caso de aposentadoria urbana. Portanto, ela não pode parar de contribuir se deseja se aposentar por idade, mas com um planejamento previdenciário é possível considerar esta hipótese de parar de contribuir.
Por que o INSS nega aposentadoria por idade para quem já tem a idade e já contribuiu mais de 15 anos?
O INSS pode negar a aposentadoria por idade se não forem cumpridos corretamente todos os requisitos estabelecidos por lei. Por exemplo, se não houver comprovação suficiente do tempo de contribuição necessário de forma válida e regular, mesmo que a idade mínima tenha sido atingida.
Conclusão
Planejar a aposentadoria por idade requer muita atenção para todos os requisitos e principalmente para o valor do benefício.
É fundamental estar ciente dos requisitos específicos para cada caso e se preparar financeiramente para esse momento tão importante da vida. No Quadro Louco Pra Aposentar nós esclarecemos dúvidas gerais, e em caso de dúvidas, consulte um advogado de confiança e especialista em Previdência. Para mais informações sobre aposentadoria e planejamento financeiro, visite o blog B50.