RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Aprovado no Senado, Estatuto Digital da Criança e do Adolescente avança para sanção presidencial

Proposta que visa combater a "adultização" de menores nas redes sociais avança para promulgação após ser aprovada por unanimidade no Congresso.

Foto: Produção

Na noite desta quarta-feira (27), o Senado aprovou, em votação simbólica, o Projeto de Lei (PL) 2.628/2022, que cria o Estatuto Digital da Criança e do Adolescente. Essa proposta é considerada um marco no enfrentamento dos riscos da exposição precoce de menores nas redes sociais.

Aprovado também pela Câmara dos Deputados, o texto agora segue para a sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Conforme o autor do projeto, senador Alessandro Vieira (MDB), a aprovação uniu governistas e oposicionistas. Ele destacou que a lei busca regular “as empresas mais poderosas da história do capitalismo”, sendo a primeira legislação sobre o tema nas Américas.

Siga o perfil do THMais Band Litoral no Instagram

  Faça parte do canal de WhatsApp do THMais e fique bem-informado o dia todo

  Se inscreva no canal do Youtube da THMais Band Litoral e veja nossos vídeos

Entre as principais medidas do novo estatuto, estão a adoção de ferramentas de verificação de idade para usuários. Além disso, a lei determina a remoção imediata de conteúdos relacionados a abuso de menores, sem a necessidade de uma ordem judicial.

Uma outra novidade é a criação de uma autoridade nacional autônoma que será responsável pela fiscalização e aplicação de sanções. Desse modo, as empresas que descumprirem as normas estarão sujeitas a punições que incluem multas e, em casos mais graves, até a suspensão temporária de suas atividades.

Veja mais detalhes na reportagem:

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS