RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Artistas que apoiaram Lula pressionam presidente em pautas ambientais

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Artistas que declararam voto no presidente Lula (PT) publicaram um vídeo cobrando atitudes do político contra o desmonte de políticas socioambientais no país, como o avanço do Marco Temporal no Congresso.

O vídeo traz artistas como Mateus Solano e Thiago Lacerda lendo trechos de uma carta em que apelam por mudanças sobre questões socioambientais e divulgam uma petição que deve ser entregue ao presidente ainda neste mês.

“A gente elegeu esse governo porque foram quatro anos dando ré na história. Usaram a política para deixar a boiada passar. Enquanto as queimadas, o desmatamento, a destruição da flora e da fauna e o massacre dos povos indígenas, tomaram conta das nossas florestas”, diz trecho do vídeo.

“A gente elegeu esse governo porque ele se pintou de verde. Dizendo para o Brasil e para o mundo que a natureza é o nosso maior patrimônio e que a floresta em pé tiraria de vez o nosso país do mapa da fome. Mas depois de cem dias de governo, acabou o clima.”

A mensagem ainda afirma que Lula tem o poder de “impedir esse desastre” e que ele deve ser pressionado para que “faça a coisa certa” e honre os votos.

Nesta semana, o Marco Temporal voltou a ser tema tanto no Congresso quanto no STF.

A Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei do marco temporal para a demarcação de terras indígenas, por 283 votos a favor, 155 contra e uma abstenção. A proposta limita a demarcação de terras indígenas apenas para a época da promulgação da Constituição, em 1988, portanto, enfraquece direitos indígenas. O projeto ainda deve passar pelo Senado.

Já a discussão no STF terá repercussão geral, ou seja, servirá para solucionar disputas judiciais sobre o tema em todas as instâncias do país. Em 2021, quando o julgamento foi suspenso, o placar estava 1 a 1. Fachin, relator votou contra o marco temporal. Nunes Marques, indicado por Jair Bolsonaro (PL), votou a favor.

Redação / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS