A atleta santista Beth Gomes, fenômeno do atletismo paralímpico brasileiro, conquistou duas importantes medalhas nos Jogos Parapan-Americanos em Santiago, no Chile. Nesta terça-feira (21), Beth levou o ouro no lançamento de discos e bateu seu próprio recorde mundial, com a marca de 17,80m.
Este foi o tricampeonato parapan-americano da atleta de 58 anos na classe F-53 (para cadeirantes). *Beth já havia batido o recorde mundial da prova, na classe F-53, na conquista da medalha de ouro no Mundial de Atletismo Paralímpico, disputado em julho, em Paris, na França. Na oportunidade, ela alcançou 17,12m.
A santista domina há anos a prova no cenário mundial. Venceu também os Jogos Paralímpicos em Tóquio/2020 e Mundial, disputado em 2019, em Dubai.
E nesta quarta-feira (22), Beth Gomes disputou a prova de lançamento de dardos, em uma categoria acima da sua, no f54 (atletas cadeirantes) e faturou a medalha de bronze, com 13,75m.
Para entender a diferença entre as categorias do paratletismo, tanto a F53 quanto a F54 são para atletas com transtorno do movimento de alto grau na base do tronco e nas pernas. Porém, no F53, os atletas também têm transtorno do movimento de baixo grau nas mãos, o que afeta a sua capacidade de agarrar.