O novo single da Irmãos McCoy, banda do interior de São Paulo, surgiu há quase doze anos de um improviso sobre uma letra encontrada por sorteio na Internet.
A busca por B. B. King em site de letras, apresentou entre as primeiras canções a música “A World I Never Made”, cujo refrão cantava “I’m Stranger and afraid in a world I never made”.
Após algumas noites apresentando o improviso sobre a letra, já pensando em incorporar a canção em seu repertório autoral, a banda decidiu fazer alguns ajustes na música. Coube ao baixista e tradutor, César Bode Faria, de São José do Rio Preto-SP e ao vocalista e tecladista, Leonardo Leôspa, a mudança de sentido na letra. “Desejávamos uma mensagem mais otimista, que pudesse fazer com que aquele medo do eu-lírico da canção pudesse ser transformado em algo de coragem”, diz Leôspa.
Em 2022, quando a canção foi gravada, o produtor musical Rômulo Felício, do Under Studio, reparou que a letra ainda tinha várias frases exatamente iguais à composição do B. B. King. “Aquilo poderia dar problema de direitos autorais, então precisei acionar o Bodeira novamente” , explica o vocalista McCoy.
Após estudos e longas conversas sobre as possibilidades, a letra da canção tomou corpo e se desenvolveu assim como a música. Quando apresentaram a música crua para o Rômulo, este questionou o porquê da banda desejar gravar um som tão sem novidades como aquele. A Irmãos McCoy teria uma sonoridade e criatividade bem mais originais, segundo o produtor, que já acompanha a banda desde seu EP “Just Take A Ride”, de março de 2019.
“Explicamos que precisávamos registrar um blues, já que muitas pessoas, desde o surgimento da banda, nos associa ao estilo – ainda que, predominantemente, nosso repertório nunca tenha se apresentado exclusivamente, ou mesmo majoritariamente, com o blues”, esclarece Leôspa.
Rômulo conduziu em trabalho colaborativo com a banda uma transformação semelhante ao ocorrido com a letra. Foram propostos arranjos e passagens que não existiam, além da orientação na criação de linhas de saxofone e backing vocals.
A letra
A letra do blues autoral “Stranger and Brave” fala de uma pessoa em partes estranha e corajosa. A coragem e a estranheza que provoca podem ser explicadas por sua insistente busca espiritual em nosso mundo, em geral, materialista. Ele segue na estrada sem fim, repleta de contradições, altos e baixos, paradoxos. Em sua busca pelo Amor, sente o coração por vezes chorando por piedade, enquanto sua alma assopra “relaxe, não se preocupe”.
A capa
A capa do single é um registro fotográfico do Du Bertasso, contando com a participação do Will Burn como personagem principal da composição. “Frequentemente passo naquele trecho da Rodovia Cândido Portinari. Um dia passando por lá, imaginei o Will comprando um abacaxi, pensando na vida, interagindo com as pessoas, tudo de forma descompromissada e natural. Uma espécie de poesia que poderia causar estranheza a espíritos não-poéticos”, diz Leonardo Leôspa.
O registro foi feito em uma manhã de sábado de maio de 2022, com direito a atraso do fotógrafo. “Se o Du não tivesse se atrasado, não teríamos pego aquele exato instante em que a vó balançava a neta e um caminhão ia e o outro voltava”, disse também o tecladista.
A banda agradece ao Carlos, que além de se animar muito com a ideia da foto, serviu a banda gratuitamente com um delicioso abacaxi com sal e limão cravo. Aliás, a pessoa de boné sentada em uma mesa degustando a iguaria é o vocalista e tecladista da Irmãos McCoy. “Eu só fui me dar conta disso por estes dias, quase dez dias depois do lançamento do single” – conta Leôspa.
Durante a seleção dos registros, a foto escolhida chegou a ser descrita com as seguintes palavras:
“Há vários elementos. O movimento. A transformação. (I) Ching. O balanço, os veículos (um que vai e o outro que vem), o homem estranho e sua sombra, a criança e a mãe, as árvores, a estrada, o céu, as frutas coloridas, as pimentas, a venda, a casinha de madeira, as pessoas, a corda do balanço.”