Acompanhando as redes sociais nesta radiante quarta-feira, encontrei o depoimento de Laerte Parente, o Piru, cinegrafista com quem trabalhei por alguns anos na RecordTV e a quem conheço há outros tantos anos da Vila Tibério e do estádio Santa Cruz. Resumindo a história, ele pediu autorização para fazer um ensaio fotográfico do casamento da filha no estádio Santa Cruz.
Pedido, evidentemente, negado, o que levou essa corneta a trabalhar.
Chego a perguntar se existe um pingo de noção na cabeça de quem tem tomado esse tipo de decisão. Parece que a ideia é afastar, cada dia mais, o Botafogo de seus verdadeiros donos, de sua gente. Se esse é o objetivo, parabéns, a missão dada está sendo cumprida com louvor.
Deixando a paixão de lado, e falando apenas do aspecto de negócio. O clube, segundo Piru, quis cobrar R$ 800 para liberar o estádio para uma sessão de fotos, valor reduzido, na camaradagem, para R$ 400 devido ao fato de ser o Laerte sócio torcedor.
Ressalte-se que Laerte tem, em sua família, quatro planos de sócio torcedor. Investe nisso, por ano, no mínimo R$ 480, mais consumo no estádio. Vamos chutar baixo, colocamos milão nessa conta. Comprou, ainda, duas camisas personalizadas, gastando outros R$ 400.
isso para não falar em termos não monetizáveis imediatamente. A marca de um clube é a medida do amor de sua torcida. Além de perda financeira, existe a perda de valor da marca. Uma jogada péssima em qualquer sentido que se possa analisar.
O caso do Piru não é o único. Conheço uma série de pessoas que cancelaram seus planos de sócio-torcedor por conta de tratamento similar. Gente que trabalhou décadas dentro do Botafogo e que não foi autorizada a visitar o local que prestou serviço por décadas. É de uma falta de humanidade assustadora.
Ai vai uma dica, de grátis, na camaradagem: BFSA, que tal aproveitar o caso como case de sucesso? O clube tem uma assessoria de imprensa super competente. Faça uma matéria positiva. Venda a marca do Botafogo em dezenas de veículos de comunicação. Talvez dê até Globo Esporte estadual, viu?
Valor e preço
O marketing sabe o valor do minuto em uma emissora de televisão? Eu sei. E certamente, bem explorado, esse casamento renderia milhares de reais em retorno de marketing para o clube. Afinal, que tipo de paixão leva um casal a escolher a data de fundação do clube do coração para o casamento, e realizar o ensaio de foto com a camisa do time, no estádio? Se o marketing do Botafogo não conseguiu ver isso, talvez seja hora de trocar o marketing. Está jogando contra.
Mas infelizmente, ações desse calibre não me assustam mais, na medida que a atual administração já barrou até diretores de visitarem a tal Arena, segundo consta.
Enfim, a BFSA tem suas demandas, precisa de receitas e é louvável que assim seja. Mas a solução não é escalpelar quem construiu o clube. Faturar junto é melhor, não? Para isso, é preciso saber a diferença entre preço e valor.
Outro lado
O corneta procurou a BFSA, que preferiu não comentar o assunto.
A nota do Piru
Reproduzo abaixo, na íntegra as palavras do Piru. E deixo a conclusão para cada um de vocês.
INDIGNAÇÃO TOTAL
Sou botafoguense da Vila Tibério desde que nasci. Meu nome já é uma homenagem ao saudoso ponta direita Laerte (Lambreta) do Botafogo da década de 60.
Pago quatro sócio torcedor pra família
Acontece que minha filha vai se casar no dia 12 de outubro, no dia do aniversário do Botafogo, então eles pensaram fazer o ensaio fotográfico do casamento no estádio Santa Cruz.
Compraram as camisas oficiais e colocaram os nome deles nas costas e gastaram 400,00 reais…
Por eu conhecer muitos diretores fui tentar pedir pra usar as dependências pra fazer as fotos. Fui muito bem atendido pelo diretor, quanto o pessoal do marketing, mas por espanto me avisaram que teria que pagar 800 reais… E por ser sócio torcedor teria um desconto de 50%
Mesmo assim, tanto eu, quanto minha filha estamos indignados com isso…
Um estádio que meu finado pai ajudou a construir e eu como Botafoguense defensor do time me nego a esse procedimento…
Obrigado aos que tentaram me ajudar, mas não da.
Minha filha está muita chateada e vai cancelar o ensaio fotográfico.