O Brasil avançou cinco posições em relação a 2022 e passou a ocupar a 49ª posição no Índice Global de Inovação, que abrange 132 países.Na América Latina, o Brasil ultrapassou o Chile em relação à pesquisa do ano passado e agora está na 49ª posição.Mesmo com os ga nhos de posições, sustentado pelo terceiro ano consecutivo, a colocação brasileira ainda é considerada aquém do potencial do país, que hoje tem a 10ª maior economia do mundo. A melhor posição do Brasil no IGI foi em 2011, em que chegou ao 47 º lugar.
A diretora de Inovação da Confederação Nacional da Indústria, Gianna Sagazio, disse que o Brasil, como décima maior economia do mundo, deveria figurar, no mínimo, entre os 20 países mais inovadores. “Precisamos de políticas de longo prazo para a inovação”, ela afirmou ao Nova Manhã.
A executiva ressaltou que os países da OCDE, que representam as economias mais desenvolvidas, investem em inovação anualmente, em média, 2% do Produto Interno Bruto, enquanto que o Brasil investiu 1,14% em 2020. “Esses investimentos devem vir de fontes públicas e privadas”, ela declarou.
Para Gianna Sagazio, o Brasil precisa discutir mais a chamada “ecoinovação”, a inovação voltada a reduzir impactos ambientais. Na avaliação dela, o país também tem que melhorar a educação, estimular os jovens a seguir em carreiras tecnológicas e fazer com que a produção científica, que é abundante, se transforme em uso prático no mercado.
Os dez países mais bem colocados no índice são: Suíça, Suécia, Estados Unidos, Reino Unido, Singapura, Finlândia, Holanda, Alemanha, Dinamarca e Coreia do Sul. A classificação é divulgada anualmente, desde 2007, pela Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI – WIPO, na sigla em inglês), em parceria com o Instituto Portulans e o apoio de parceiros internacionais – no caso do Brasil, a CNI e a Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI), parceiras na produção e divulgação do IGI desde 2011.
Top 10 – Índice Global de Inovação (IGI)
1º – Suíça
2º – Suécia
3º – Estados Unidos
4º – Reino Unido
5º – Singapura
6º – Finlândia
7º – Holanda
8º – Alemanha
9º – Dinamarca
10º – Coreia do Sul
Posição do Brasil em relação aos países da América Latina
49 – Brasil
52 – Chile
58 – México
63 – Uruguai
66 – Colômbia
73 – Argentina
74 – Costa Rica
76 – Peru
Posição do Brasil em relação aos países dos Brics
12 – China
40 – Índia
49 – Brasil
51 – Rússia
59 – África do Sul