5 personalidades da MPB que nasceram em 5 de abril e que você precisa conhecer

Hoje – 5 de abril de 2022 – a Novabrasil traz uma lista com 5 personalidades da nossa Música Popular Brasileira, que você precisa conhecer: eles são de gerações diferentes, mas têm uma coisa em comum: todos nasceram no dia 5 de abril!

1 – Donga

Nascido no Rio de Janeiro, no dia 5 de abril de 1890, o compositor e violonista Ernesto Joaquim Maria dos Santos, conhecido como Donga, foi o responsável por compor o primeiro samba que se tem registro na história da música popular brasileira: Pelo Telefone, em 1916, em parceria com Mauro de Almeida. Também formou, ao lado de Pixinguinha, a Orquestra Típica Pixinguinha – Donga. Morreu em 1974, aos 84 anos.

2 – Genival Lacerda

Nascido em Campina Grande, na Paraíba, em 5 de abril de 1931, o cantor e compositor Genival Lacerda foi um dos grandes nomes do forró no Brasil, conhecido por suas músicas bem humoradas e de duplo sentido. Gravou cerca de 70 discos ao longo de seus 70 anos de carreira. Um dos seus maiores sucessos é o clássico Severina Xique Xique (parceria com João Gonçalves), regravado por nomes como Nando Reis, Os Novos Baianos e Pato Fu. Morreu em 2021, aos 89 anos, por conta de complicações decorrentes da Covid-19.

3 – Fausto Nilo

Nascido em Quixeramobim, no Ceará, em 5 de abril de 1944, o poeta e letrista que completa 78 anos em 2022, Fausto Nilo, é um dos compositores mais produtivos da música popular brasileira de todos os tempos, com mais de 400 composições registradas em seu nome.

Entre os maiores sucessos escritos por Fausto – que fez parte, junto com nomes como Fagner e Belchior, do chamado “Pessoal do Ceará”, uma turma de jovens artistas e intelectuais cearenses que despontaram no cenário cultural brasileiro no início dos anos 70, dando origem a um dos mais importantes movimentos da música contemporânea do país – estão as canções: Bloco do Prazer (parceria com Moraes Moreira), Pedras Que Cantam (com Dominguinhos), Dezembros (com Fagner e Zeca Baleiro), Dona da Minha Cabeça (com Geraldo Azevedo), Eu Também Quero Beijar (com Pepeu Gomes), Zanzibar (com Armandinho) e Palavras e Silêncios (com Zeca Baleiro).

4 – Moacyr Luz

Nascido no Rio de Janeiro, em 5 de abril de 1958, Moacyr Luz é outro importante compositor da música popular brasileira, com centenas de composições já gravadas pelos principais nomes da nossa música, como Maria Bethânia, Nana Caymmi, Beth Carvalho e Gilberto Gil. Destaca-se a forte e constante parceria do violonista e compositor com Aldir Blanc – com quem escreveu dezenas de canções, como  Mico Preto, Dona de Mim e Coração do Agreste – além de outras parcerias com nomes como Martinho da Vila, Zeca Pagodinho, Teresa Cristina, Wilson das Neves, João Donato e Zélia Duncan. Moacyr completa 64 anos em 2022.

5 – Duca Leindecker           

Nascido em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, em 5 de abril de 1970, o cantor, compositor, escritor e multi-instrumentista Duca Leindecker foi líder da banda de rock Cidadão Quem e também formou um duo com Humberto Gessinger, líder do Engenheiros do Hawaii, chamado Pouca Vogal. Duca é responsável por dois grandes sucessos de Tiago Iorc: Dia Especial e Música Inédita – gravada por Tiago em parceria com Maria Gadú – e também é parceiro do artista em outras composições, como Bilhete e Laços. Duca completa 52 anos em 2022.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS