“A gente dormia de roupa e em alerta”, diz brasileiro resgatado pela FAB em Israel

Brasileiros em voo da FAB | Foto: Frederico Meyer/Divulgação

O avião da FAB, que resgatou o primeiro grupo de brasileiros que estava em Israel, pousou na madrugada desta quarta (11), na Base Aérea Militar de Brasília. Eram pouco depois das quatro horas da manhã.

A aeronave militar deixou Tel Aviv na quarta com 211 passageiros e o voo durou 14 horas. O jornalismo da Novabrasil conversou com um desses brasileiros que estavam no voo, Rogerio Barbosa da Silva, morador da capital paulista. Ele e a esposa estavam em Jerusalém fazendo turismo religioso quando começaram os ataques no sábado. E descreveu a emoção e o alívio de estar em solo brasileiro: “eu tô até perdendo as lembranças, é tudo muito cansativo. Você dorme em estado de guerra, dorme vestido. Se soa o alarme, você tem que sair correndo. Nós brasileiros não estamos acostumados a ouvir uma sirene e ter que se abrigar de um míssil”.

Rogério desembarcou em Brasília, foi até Sorocaba no interior paulista para tranquilizar os pais dele, que já são idosos. Ele contou que todos os brasileiros estavam muito ansiosos porque a qualquer momento  aeroporto de Tel Aviv poderia fechar e eles permaneceriam em território israelense em meio à guerra.

Na operação de resgate, Rogério e os outros brasileiros que aguardavam o avião da FAB se emocionaram com a cena num ginásio esportivo de pais se despedindo de reservistas do exército convocados para a guerra. Até domingo, serão cinco voos da FAB para resgatar os brasileiros na zona de conflito.

https://www.youtube.com/shorts/kpyzIen0J9U

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS