A importância de falar sobre prevenção do suicídio

Não é somente durante o Setembro Amarelo que é o momento de falar sobre as formas de prevenção ao suicídio. Nós conversamos com a Karen Scavacini, psicóloga e CEO do Instituto Vita Alere e ela enfatizou a importância de discutir o assunto da maneira correta  “Quando abordamos de forma responsável o suicídio, mostramos pras pessoas os caminhos possíveis tanto para identificar onde encontrar tratamento, como também ajudamos na diminuição de casos”. 

Karen também comentou durante a entrevista sobre os diversos fatores que levam ao suicídio. Transtornos mentais, por exemplo, desempenham um papel significativo no número de casos. Segundo a Organização Mundial de Saúde, o Brasil é considerado o país mais ansioso do mundo e o quinto mais depressivo. 

Elementos de cunho social como homofobia e o preconceito também podem influenciar este fenômeno. A psicóloga comentou de um estudo feito pelo Grupo Gay da Bahia que analisou os casos de vítimas de violência noticiados no Brasil em 2019. Quase 10% das ocorrências eram de suicídio, e desse número 40,6% eram de pessoas trans, 37,5% de gays e 21,8% de lésbicas.

 

Para acompanhar a entrevista completa, é só acessar o Youtube do Nova Manhã. 

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS