Abertura de agência da Caixa causa fila e e aglomeração em Ribeirão Preto

Banco abriu agências para atendimento e esclarecimento de pessoas que podem receber ajuda do governo; em Ribeirão, apenas uma agência abriu

0
Fila de pessoas na Caixa da Nove de Julho - Foto: Nathalie Pillan

A abertura de agências da Caixa Econômica Federal, neste sábado, das 8h às 14, causou filas e aglomerações em Ribeirão Preto. As agências abriram exclusivamente para tirar dúvidas de beneficiários do auxílio emergencial nascidos de janeiro a outubro e fazer o pagamento dos que, nesse grupo, desejam receber o crédito em dinheiro.

Pelo calendário inicial informado pelo banco, nascidos em setembro e outubro receberiam o benefício a partir de segunda-feira (4), mas com a abertura das agências esse pagamento será antecipado. No dia 5 de maio será a vez de pessoas que querem receber a ajuda em espécie e fazem aniversário em novembro e dezembro.

Aglomerações

Em todo o país, 902 abriram para realizar o atendimento. Para evitar aglomerações, a Caixa orientou que a população só se dirija a esses locais em último caso. A prioridade do banco é era manter o atendimento digital, por meio do cadastramento por app, site e a movimentação do benefício pelo Caixa Tem, que dá acesso à poupança social digital.

Não foi o que se viu, entretanto, na agência da Nove de Julho. Centenas de pessoas fizeram fila para serem atendidas. Houve, entretanto, a observância da distância mínima entre as pessoas que esperavam pelo atendimento na rua.

Samuel Bento foi um dos que teve que enfrentar a fila. Ele levou o pai para se informar sobre o saque dos recursos. “A fila estava osso, virando quarteirões. É um absurdo terem aberto apenas uma agência numa cidade com o tamanho de Ribeirão Preto”, conta.