Adolescentes com dependência química tem maior tendência a viver com sequelas

Uma pesquisa publicada na revista científica JAMA Network Open e realizada por cientistas da University of Michigan, nos Estados Unidos, mostra que pessoas que apresentaram um quadro de dependência química na adolescência estão sujeitas ao uso indevido de medicamentos quando adultos. 

O estudo integra um projeto denominado ‘Monitoring the Future Panel’, que analisa, desde 1976, adolescentes que usavam drogas, como álcool e maconha. Neste projeto, os pesquisadores acompanharam 5.317 participantes, que foram acompanhados desde a adolescência, entre 1976 e 1986, até atingirem os 50 anos. 

Estudo sugere que adolescentes que usam drogas têm tendência a depender de remédios quando adultos

A partir disso, foi explorada a relação entre a gravidade dos sintomas por uso de substâncias aos 18 anos e o uso de medicamentos prescritos, indevidamente ou não, até os 50 anos de idade. Entre os adolescentes, 54% apresentaram até três sintomas relacionados ao transtorno por uso de substâncias leves e tiveram os mesmos sintomas em idade avançada. 

Apesar de ser comum o uso de remédios ou drogas, lícitas ou ilícitas, entre os adolescentes, estudos anteriores mostraram que grande parte dessas pessoas reduziram ou cortaram completamente o uso de drogas quando adultos. Mas este novo estudo mostra que os adolescentes com algum sintoma de dependência dificilmente deixam isso para trás.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS