Estudo identifica região do cérebro em que Alzheimer começa a se desenvolver

Belgian researcher Manuel Morrens holds a container filled with a human brain, part of a collection of more than 3,000 brains that could provide insight into psychiatric diseases, at the psychiatric hospital in Duffel, Belgium, July 19, 2017. REUTERS/Yves Herman

Uma equipe de pesquisadores da Universidade de Coimbra, em Portugal, identificou a região do cérebro humano em que ocorrem as primeiras alterações causadas pelo Alzheimer, o que abriria caminho pra um tratamento precoce da doença.

Os pesquisadores descobriram que, no cíngulo posterior, ocorrem três sintomas típicos de fases iniciais da doença: inflamação neural, acúmulo de proteínas; que são insolúveis no corpo humano e atividade neuronal aparentemente compensatória, em que uma região do cérebro tenta agir pra compensar o déficit de funcionamento.

A universidade ressalta que a descoberta pode ter implicações muito relevantes em termos de terapias futuras, pois identifica claramente um alvo da alteração precoce no cérebro envolvido na perda de memória, o que pode ser estudado de forma direta e concentrada em novos ensaios terapêuticos.

Da Redação

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS