O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, se pronunciou nas redes sociais sobre o ataque próximo à Casa Branca nesta quarta-feira (26). Dois membros da Guarda Nacional foram baleados. O chefe do Executivo americano chamou o atirador de “animal” e disse que ele “vai pagar um preço muito alto”.
Trump não estava em Washington no momento do ataque, pois está na Flórida. O vice-presidente, J.D. Vance, também não está na capital.
No mesmo post, o presidente informou que os militares estão gravemente feridos e seguem internados. Ele acrescentou que o atirador também está em estado grave, mas, que ainda assim, “vai pagar um preço muito alto”.
“Deus abençoe nossa grande Guarda Nacional e todos os nossos militares e policiais. Essas são pessoas verdadeiramente extraordinárias. Eu, como Presidente dos Estados Unidos, e todos os associados à Presidência, estamos com vocês!”, escreveu o presidente.
A secretária do Departamento de Segurança Interna, Kristi Noem também se pronunciou sobre o ataque. “Por favor, juntem-se a mim em oração pelos dois membros da Guarda Nacional que foram baleados há instantes em Washington, D.C”, escreveu no X.
A porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, disse que “a Casa Branca está ciente e monitorando ativamente essa situação trágica”. Segundo a imprensa americana, a sede do governo chegou a ser colocada em lockdown após os disparos, sendo necessária autorização do Serviço Secreto para entrar e sair do local. Ruas próximas também foram interditadas.



