Depois de longa suspensão por doping, a brasileira Rafaela Silva, que foi ouro nas Olimpíadas do Rio em2016, levou mais uma medalha dourada neste sábado. Desta vez, Rafaela venceu o Campeonato Mundial de judô, em Tashkent, no Uzbequistão na categoria até 57kg.
Com um wazari a 30 segundos do fim, a brasileira venceu a japonesa Haruka Funakubo. Na semifinal, Rafaela havia derrotado a israelense Timma Levy.
Em 2019, Rafaela Silva foi pega no antidoping durante o Campeonato Pan-Americano. No início deste ano, ela voltou aos tatames e agora se emocionou com a vitória.
Rafaela testou positivo para fenoterol, uma substância presente em remédios para asma, foi notificada em setembro daquele ano e acabou condenada a dois anos de suspensão pelo tribunal da Federação Internacional de Judô (IJF), em pena aplicada em janeiro de 2020. Ela recorreu à Corte Arbitral do Esporte (CAS), mas o gancho foi mantido e ela perdeu as medalhas conquistadas no Mundial de 2019, bronze no individual e bronze por equipes, e o ouro do Pan.
Ela voltou ao judô em outubro do ano passado. A judoca foi campeã brasileira ainda em 2021, voltou a disputar Grand Slams e está em busca de vaga nos jogos de Paris-2024.
Daniel Cargnin conquista a medalha de bronze
Medalhista olímpico na categoria até 66 kg nas Olimpíadas de Tóquio, no ano passado, o brasileiro Daniel Cargnin conquistou neste sábado a medalha de bronze no Mundial de judô na categoria até 73 kg. Ele venceu na luta final o italiano Manuel Lombardo com um ippon. Cargnin desse modo encerra um jejum do masculino em Mundiais de judô que vinha desde 2017.