RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Brasil e EUA mantêm diálogo sobre tarifaço em nova reunião

Reunião aconteceu no Canadá, em agenda paralela ao G7

Marco Rubio e Mauro Vieira se reuniram em Niágara, no Canadá, à margem da reunião do G7 | Foto: Divulgação
Marco Rubio e Mauro Vieira se reuniram em Niágara, no Canadá, à margem da reunião do G7 | Foto: Divulgação

As discussões sobre as tarifas impostas pelos Estados Unidos aos produtos brasileiros ganharam um novo capítulo nesta quarta-feira (12). O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, voltou a se reunir com o secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, para discutir o tema. O encontro ocorreu em Niágara, no Canadá, à margem da reunião do G7, grupo que reúne as maiores economias do mundo.

Conforme divulgado pelo Itamaraty, os dois líderes conversaram sobre o andamento das negociações bilaterais.

O ministro lembrou que o Brasil encaminhou, no último dia 4, uma proposta de negociação aos Estados Unidos, após uma reunião virtual entre as equipes técnicas de ambos os países. O chanceler destacou a importância de avançar nas tratativas, seguindo a orientação dos presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Donald Trump.

Vieira e Rubio devem voltar a se reunir em breve para avaliar o estágio atual das conversas e buscar um entendimento sobre as medidas tarifárias.

No mês passado, no dia 16 de outubro, os dois se reuniram em Washington para debater o tema, em um encontro que o chanceler descreveu como “muito produtivo”.

Tarifaço

Em julho deste ano, Donald Trump anunciou tarifas de 50% sobre os produtos brasileiros exportados aos Estados Unidos. Em seguida, ministros do governo brasileiro e integrantes do Supremo Tribunal Federal (STF) foram alvo da revogação de vistos de viagem e de outras sanções impostas pela administração norte-americana.

O tema foi abordado no encontro entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Donald Trump, realizado em 26 de outubro. A reunião ocorreu em Kuala Lumpur, na Malásia, durante a 47ª Cúpula da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean), e teve duração de cerca de 50 minutos.

Segundo Lula, a reunião serviu não apenas para tratar das barreiras comerciais, mas também para “esclarecer equívocos” na relação bilateral. “Tive ontem na reunião uma boa impressão de que logo, logo não haverá problema entre Estados Unidos e Brasil”, afirmou na época.

Lula solicitou, durante a reunião, a suspensão imediata do tarifaço contra as exportações do país enquanto as negociações estiverem em andamento. Ele também abordou as sanções impostas a autoridades brasileiras.

Na semana passada, Lula disse voltaria a telefonar para o presidente dos Estados Unidos caso não houvesse avanços nas negociações comerciais entre os dois países até o encerramento da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que está sendo realizada em Belém (PA). 

*Com informações de Agência Brasil

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS