Brasil enfrenta o que especialistas consideram a quarta onda de Covid

O Brasil enfrenta agora o que especialistas consideram a quarta onda de Covid. Em pouco mais de um mês, o país registrou uma alta de 78,3% nos registros de novos casos.

Em 26 de abril, os dados mostravam uma média móvel de 14 mil e 600 novos diagnósticos nos últimos sete dias. Já em 31 de maio, o número saltou para mais de 26 mil.

A presença de variantes com alta transmissibilidade, o relaxamento de medidas preventivas e a redução da imunidade contra a Covid-19 meses após a vacinação são fatores que explicam o aumento de casos. Ao mesmo tempo, com a vacinação avançada, casos não têm mesma gravidade de ondas anteriores.

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou hoje que vai autorizar a quarta dose de vacina contra a Covid-19 pra pessoas com 50 anos ou mais.

Até agora, a pasta só havia dado autorização para que a quarta dose fosse aplicada em pessoas com 60 anos ou mais, além de imunossuprimidos.

Mesmo antes do anúncio do ministro, algumas cidades e estados já vinham anunciando que começariam a vacinar pessoas a partir dos 50 anos com a quarta dose: Macapá e Maceió, por exemplo, começaram na última quarta-feira.

No Distrito Federal, a previsão é de que a imunização desse público com a segunda dose de reforço comece amanhã. São Paulo já aplica a quinta dose em idosos imunossuprimidos.

Da Redação com Estadão e G1

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS