RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Ciclone extratropical pode provocar ventos de até 90 km/h e tempestades no Brasil

Sul, Sudeste e Centro-Oeste devem ser as regiões mais afetadas

Fim de semana deve ser marcado por chuva | Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil
Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

Um ciclone extratropical está previsto para se formar neste domingo (12) entre a Argentina e o Uruguai. O fenômeno deve provocar chuva intensa, rajadas de vento e tempestades em diferentes regiões do Brasil nos próximos dias, com maior impacto no Sul, Sudeste e no Centro-Oeste, segundo a MetSul Meteorologia.

A área de baixa pressão começa a se aprofundar na Argentina no sábado (11), dando origem ao ciclone no domingo, na região do Rio da Prata, entre Buenos Aires e o sul do Uruguai. Na segunda-feira (13), o sistema deve se deslocar para o oceano Atlântico, ganhando força, enquanto a frente fria associada avança pelo território brasileiro.

O domingo tende a ser o dia mais crítico. De acordo com a MetSul, há risco elevado de tempo severo, especialmente no Rio Grande do Sul, onde são esperadas chuvas fortes, queda de granizo e ventos que podem alcançar 90 km/h. Esses eventos climáticos podem causar destelhamentos, queda de árvores e interrupções no fornecimento de energia elétrica.

A frente fria associada ao ciclone também deve atingir Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo ainda no domingo. Na segunda, o mau tempo se espalha para outras áreas do Sudeste e do Centro-Oeste, com possibilidade de chuva volumosa e temporais isolados.

O início da semana será marcado por ventos intensos. No Rio Grande do Sul, as rajadas devem variar entre 40 km/h e 70 km/h na maior parte do estado, podendo chegar a 90 km/h no Sul e no Leste gaúcho. A MetSul alerta para possíveis transtornos causados pela ventania, como queda de árvores e danos à rede elétrica.

Mesmo com o ciclone se afastando do continente, a frente fria deve manter o tempo instável na terça (14), com chuva em diferentes pontos do Sudeste e do Centro-Oeste. No Rio Grande do Sul, o sol volta a aparecer entre nuvens, mas ainda pode chover de forma isolada.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS