SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A cidade de São Paulo registrou neste sábado (17) a madrugada mais fria deste ano. A média foi de 8,5°C, segundo Thomaz Garcia, meteorologista do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas), da prefeitura.
Na mínima absoluta aquela registrada em um único local, os termômetros chegaram a 4,3°C na estação Capela do Socorro-Parelheiros, localizada na divisa entre as duas subprefeituras da zona sul.
Nos próximos dias, o ar frio e seco de origem polar vai ganhar força. Os dias serão de sol, e as noites e madrugadas, mais frias. As temperaturas máximas ficarão abaixo dos 20°C. A sensação de frio será maior do que o registro dos termômetros.
O domingo (18) será de sol, com mínima prevista de 10°C e máxima de 18°C. Mesmo com o aumento da nebulosidade, não deverá chover.
Na segunda-feira (19), chuviscos poderão ocorrer entre a madrugada e as primeiras horas da manhã. Com mínima de 11ºC, o dia terá aberturas de sol e temperatura de até 19°C.
Franca (a 400 km de São Paulo) e o Vale do Paraíba, perto do Rio de Janeiro, são as únicas regiões onde pode chover neste sábado, de forma isolada, de acordo com Fabiene Casamento, meteorologista da Climatempo.
O litoral terá chuva fraca no domingo e na segunda-feira. O tempo ficará mais aberto em Franca. Há previsão de geada para domingo e segunda, na serra da Mantiqueira, e de chuva fraca no litoral paulista.
Nos próximos dias, a sensação de frio permanecerá. Entre os dias 22 e 23 de junho, a passagem de uma nova frente fria trará chuva forte para o estado. Na quinta, a chuva atingirá mais a Grande São Paulo, capital, Presidente Prudente, Sorocaba, Ourinhos e Vale do Ribeira; na sexta, se espalhará para outras regiões do estado.
Até dia 24 de junho, as mínimas deverão variar de 12ºC a 18ºC, e as máximas, entre 20ºC e 24ºC, no litoral.
Já no interior, no mesmo período, as mínimas poderão chegar a 5ºC e máximas a 27ºC. As menores temperaturas estão previstas para o próximo fim de semana, quando o frio deverá ser intenso.
PATRÍCIA PASQUINI / Folhapress