RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Conselho de políticas sobre drogas terá eleição após ser esvaziado por Bolsonaro

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O Conad (Conselho Nacional de Políticas sobre Drogas), sob jugo do Ministério da Justiça, voltará a ter amplo espaço para representantes da sociedade civil após Jair Bolsonaro (PL) ter reduzido essa participação em seu primeiro ano na Presidência.

A pasta fará uma inédita eleição para escolher dez representantes de fora do poder público para integrar o Conad, que terá ainda cinco vagas preenchidas por indicação. As inscrições para concorrer vão até 24 de maio.

O conselho, criado em 2006 por Lula (PT) e responsável por coordenar políticas públicas sobre drogas, virou alvo de Bolsonaro em 2019.

Na época, o então presidente disse que “a esquerda se infiltrou em nossas instituições e passou a promover sua ideologia travestida de posicionamentos técnicos” para justificar um decreto que excluiu postos direcionados à sociedade civil.

Saíram, por exemplo, um jurista indicado pela Ordem dos Advogados do Brasil, médico, psicólogo e enfermeiro sugeridos por conselhos federais e nomes apontados pela UNE (União Nacional dos Estudantes) e pela SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência).

ANNA VIRGINIA BALLOUSSIER / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS