Mais de 5 milhões de pessoas já morreram de Covid-19 em todo o mundo desde o início da pandemia. A marca foi atingida nesta segunda-feira, 01, 17 dias depois do registro de 4 milhões de vítimas, segundo dados da Universidade Johns Hopkins. Na semana passada, os óbitos voltaram a subir 5% globalmente.
As piores situações são na Europa, que teve 14% mais mortes do que na semana anterior, e na Ásia, com um aumento de 13% no mesmo período. Na África, o ritmo de vacinação segue extremamente lento. A Organização Mundial da Saúde prevê que apenas 5 dos 54 países africanos devem conseguir alcançar a meta de vacinar totalmente 40% de sua população até o fim do ano.
Brasil – A ferramenta Monitora Covid-19, da Fundação Oswaldo Cruz, que acompanha a evolução da pandemia no Brasil, registrou ontem (31) uma média móvel de 311,43 óbitos nos últimos sete dias. É a menor média desde 28 de abril do ano passado, logo após o início da pandemia no país, quando foram 325,14 mortes. Até o momento, os dados oficiais do Ministério da Saúde mostram o acumulado de 607.824 óbitos pela doença desde março de 2020.