RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Defesa Civil de SP emite alerta para queda brusca de temperatura no fim de semana

A partir de domingo (24), avanço de frente fria derruba as temperaturas, especialmente no leste paulista

Defesa Civil monitora o tempo | Divulgação/Governo de São Paulo
Defesa Civil monitora o tempo | Divulgação/Governo de São Paulo

A Defesa Civil do Estado alerta que, neste fim de semana, uma frente fria vinda do Sul provocará uma mudança brusca nas condições meteorológicas em todo o território paulista. Os municípios da faixa leste serão os mais afetados, com queda acentuada das temperaturas e possibilidade de pancadas de chuva isoladas a partir de domingo (24).

Na região metropolitana de São Paulo, os termômetros variam entre 14°C e 22°C; na Baixada Santista, entre 15°C e 19°C; e na Serra da Mantiqueira, entre 11°C e 21°C. O Vale do Paraíba e Litoral Norte registram mínimas de 15°C e máximas de 20°C, enquanto o Vale do Ribeira e Itapeva ficam entre 12°C e 21°C. Em Campinas e Sorocaba, as temperaturas oscilam de 15°C a 28°C.

No oeste e noroeste paulista, a queda de temperatura será mais leve, já que a frente fria não avança para o interior do estado. Em Presidente Prudente e Marília, os termômetros devem variar entre 18°C e 31°C; em Bauru e Araraquara, entre 17°C e 29°C. Nas regiões de Araçatuba e São José do Rio Preto, as temperaturas oscilam de 18°C a 32°C, enquanto em Franca, Barretos e Ribeirão Preto a variação fica entre 19°C e 33°C.

No domingo, com a mudança do tempo na Capital e no Litoral, a Defesa Civil alerta para rajadas de vento de intensidade moderada, além de chuva e descargas elétricas, que exigem atenção redobrada, especialmente em áreas abertas.

Sábado terá pré-frontal com tempo abafado

Com o avanço da frente fria, o sábado (23) será marcado pela passagem do sistema pré-frontal, provocando sensação de calor e abafamento em todo o estado.

Na Região Metropolitana de São Paulo, as temperaturas variam de 18°C a 33°C; na Baixada Santista, de 18°C a 29°C. Na Serra da Mantiqueira, os termômetros oscilam entre 17°C e 30°C, enquanto no Vale do Paraíba e Litoral Norte ficam de 18°C a 29°C. Já o Vale do Ribeira e a região de Itapeva registram mínimas de 18°C e máximas de 30°C.

Em Campinas e Sorocaba, as temperaturas devem variar de 20°C a 32°C; em Presidente Prudente e Marília, de 21°C a 35°C; e em Bauru e Araraquara, de 21°C a 34°C. Nas regiões de Araçatuba e São José do Rio Preto, os termômetros devem marcar entre 21°C e 35°C, enquanto em Franca, Barretos e Ribeirão Preto as temperaturas podem alcançar os 37°C, com mínimas de 22°C.

Além do calor,o destaque está também para a umidade relativa do ar (URA), que deve atingir índices críticos. Na Baixada Santista e Litoral Norte, os valores podem cair para 30%. Já a região metropolitana de São Paulo, a Serra da Mantiqueira e o Vale do Ribeira entram em estado de atenção, com índices entre 29,9% e 20%. Em Presidente Prudente, Marília, Vale do Paraíba, Sorocaba, Campinas, Bauru e Araraquara, a situação é de alerta, com variação entre 19,9% e 12%. O cenário mais crítico é previsto para Barretos, Franca, Ribeirão Preto, Araçatuba e São José do Rio Preto, onde a URA pode ficar abaixo de 12%, caracterizando estado de emergência.

Durante este período, a Defesa Civil orienta a população a evitar exposição ao sol nos horários mais quentes do dia, manter hidratação constante e redobrar cuidados com crianças, idosos e pessoas com doenças respiratórias. O órgão segue monitorando as condições meteorológicas e reforça a importância de a população acompanhar os canais oficiais para atualizações e orientações de prevenção.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS