RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Defesa Civil de SP emite alerta para temporais em parte do estado; veja as regiões afetadas

Na faixa leste, há possibilidade de fortes chuvas, enquanto o interior há risco de incêndios e baixa umidade

Defesa Civil monitora o tempo | Divulgação/Governo de São Paulo
Defesa Civil monitora o tempo | Divulgação/Governo de São Paulo

A Defesa Civil de São Paulo emitiu um alerta de chuvas fortes em diversas regiões do estado. O temporal é esperado entre hoje (26) e quarta-feira (27) nas regiões da faixa leste,  a região litorânea, região metropolitana de São Paulo, o Vale do Paraíba, região de Campinas, Itapeva.

A previsão, segundo a Defesa Civil, é de pancadas de chuva forte, acompanhadas por raios, rajadas de vento e até mesmo granizo. O tempo será afetado pela passagem de um sistema de baixa pressão próximo à costa. Nessas áreas, podem ocorrer volumes expressivos de chuva.

“O Centro de Gerenciamento de Emergências emitiu um boletim especial para tempestade, principalmente para as regiões da faixa leste, a região litorânea, região metropolitana de São Paulo, o Vale do Paraíba, região de Campinas, Itapeva. Essas regiões vão enfrentar uma possibilidade de tempestades com chuva isolada, raios, até chuva de granizo”, afirma o major Rodrigo Fiorentini, diretor da divisão de respostas da Defesa Civil.

Alerta de baixa umidade

A Defesa Civil também emitiu um alerta para baixos índices da umidade relativa do ar no interior do estado, com risco de incêndios. Segundo o órgão o tempo deve seguir seco, principalmente em regiões como Ribeirão Preto, Franca, Barretos, Araraquara, São José do Rio Preto, Araçatuba, Presidente Prudente, o risco de incêndios está alto.

 “Nossos mapas indicam risco bem elevado para os próximos dias. Então é muito importante que nesse período com umidade relativa do ar baixa, temperatura alta, que a população tenha muita atenção e adote medidas preventivas quanto aos riscos de incêndio florestal no estado”, reforça o Major Fiorentini.

Veja os índices da umidade relativa do ar por regiões:

  • Baixada Santista, Litoral Norte, Região Metropolitana, Serra da Mantiqueira, Vale do Ribeira, Vale do Paraíba, Sorocaba, Campinas, Bauru e Araraquara: seguem em observação para baixa umidade, com índices próximos de 30%.
  • Presidente Prudente, Marília, Araçatuba e São José do Rio Preto: deve permanecer a situação de atenção, com umidade variando entre 20% e 29%. 
  • Franca, Barretos e Ribeirão Preto: seguem em alerta, com índices que podem variar de 12% a 19%. 

Para essas áreas com baixa umidade, a Defesa Civil informa que é essencial manter-se hidratado, umidificar os ambientes e evitar atividades físicas sob sol forte.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS