A Defesa Civil de São Paulo emitiu um alerta de chuvas fortes em diversas regiões do estado. O temporal é esperado entre hoje (26) e quarta-feira (27) nas regiões da faixa leste, a região litorânea, região metropolitana de São Paulo, o Vale do Paraíba, região de Campinas, Itapeva.
A previsão, segundo a Defesa Civil, é de pancadas de chuva forte, acompanhadas por raios, rajadas de vento e até mesmo granizo. O tempo será afetado pela passagem de um sistema de baixa pressão próximo à costa. Nessas áreas, podem ocorrer volumes expressivos de chuva.
“O Centro de Gerenciamento de Emergências emitiu um boletim especial para tempestade, principalmente para as regiões da faixa leste, a região litorânea, região metropolitana de São Paulo, o Vale do Paraíba, região de Campinas, Itapeva. Essas regiões vão enfrentar uma possibilidade de tempestades com chuva isolada, raios, até chuva de granizo”, afirma o major Rodrigo Fiorentini, diretor da divisão de respostas da Defesa Civil.
Alerta de baixa umidade
A Defesa Civil também emitiu um alerta para baixos índices da umidade relativa do ar no interior do estado, com risco de incêndios. Segundo o órgão o tempo deve seguir seco, principalmente em regiões como Ribeirão Preto, Franca, Barretos, Araraquara, São José do Rio Preto, Araçatuba, Presidente Prudente, o risco de incêndios está alto.
“Nossos mapas indicam risco bem elevado para os próximos dias. Então é muito importante que nesse período com umidade relativa do ar baixa, temperatura alta, que a população tenha muita atenção e adote medidas preventivas quanto aos riscos de incêndio florestal no estado”, reforça o Major Fiorentini.
Veja os índices da umidade relativa do ar por regiões:
- Baixada Santista, Litoral Norte, Região Metropolitana, Serra da Mantiqueira, Vale do Ribeira, Vale do Paraíba, Sorocaba, Campinas, Bauru e Araraquara: seguem em observação para baixa umidade, com índices próximos de 30%.
- Presidente Prudente, Marília, Araçatuba e São José do Rio Preto: deve permanecer a situação de atenção, com umidade variando entre 20% e 29%.
- Franca, Barretos e Ribeirão Preto: seguem em alerta, com índices que podem variar de 12% a 19%.
Para essas áreas com baixa umidade, a Defesa Civil informa que é essencial manter-se hidratado, umidificar os ambientes e evitar atividades físicas sob sol forte.



