Eleitores negros preferem quem defende cotas ao que promete melhoria no bairro

Eleitores negros preferem votar em um candidato que defenda as cotas raciais nas universidades a escolher um concorrente que se apresenta com promessas de melhoria no bairro. A constatação está registrada na primeira pesquisa qualitativa nacional “Raça e Voto”, conduzida Laboratório de Estudos de Mídia e Esfera Pública (LEMEP), ligado ao Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Grupos de entrevistados submetidos a um “teste de votação” priorizaram ampliar o acesso da população negra ao ensino superior, com o argumento de que a política de cotas aumenta as oportunidades. O mesmo teste revelou ainda que, entre um candidato defensor das cotas raciais e outro com discurso voltado à segurança pública, o eleitor negro tende a preferir o primeiro, mas por margem apertada.

A pesquisa Raça e Voto também indica que eleitores brancos ouvidos chegam a defender as cotas raciais na mesma proporção do que os negros, mas, em muitos casos, demonstraram preferência pelas ações afirmativas de cunho social. A única parcela que apresentou maior restrição foi a dos evangélicos, que se mostrou mais alinhada ao discurso de “meritocracia” na área educacional.

A pesquisa Raça e Voto ouviu mais de 360 pessoas autodenominadas pretas, pardas, brancas e evangélicas em Brasília, Rio de Janeiro, Curitiba, Cuiabá, Salvador, Belém, São Paulo e Fortaleza. Os entrevistados foram distribuídos em 40 grupos que responderam a questões sobre o consumo de informação política, os políticos que mais admiram, o processo de definição do voto, as cotas raciais, o ensino de história e cultura afro-brasileiras nas escolas, e as relações entre raça e representação política e entre religião e voto.

jornal O Estado de S.Paulo

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS