O bilionário Elon Musk, dono da Tesla e a SpaceX, afirmou que desistiu de prosseguir com o processo de compra do Twitter. A oferta de Musk era de US$ 44 bilhões e foi suspensa em maio porque o empresário não estava convencido sobre a transparência da plataforma em relação à sua base de usuários.
A comunicação de Musk ao Twitter foi feita por meio de uma carta assinada pelo advogado que representa o bilionário na negociação. Na carta os representantes de Musk afirmam que “o Twitter não cumpriu com suas obrigações contratuais e que a plataforma tem cerca de 5% de contas consideradas “spam”, que podem ser perfis falsos ou bots. Especialistas, porém, dizem que o número pode ser muito maior.
Segundo o advogado de Musk, Mike Ringler, o Twitter ignorou vários pedidos de Musk para acessar dados de usuários ativos mensais – ou seja, contas que poderiam ser monetizadas. No acordo de intenção de compra assinado por Musk, porém, o bilionário concordou em abrir mão de qualquer verificação desses dados durante as negociações. A multa para a quebra do contrato entre as partes é de US$ 1 bilhão a ser pago por Musk.
jornal O Estado de S.Paulo