Em dia mais fatal da pandemia, com oito mortes, Nogueira fala em reabrir comércio

Dado foi divulgado pelo prefeito em transmissão ao vivo; para prefeito, meta é chegar à fase amarela no Plano São Paulo

0
Prefeito de Ribeirão, Duarte Nogueira participa de coletiva - Foto: Divulgação

O prefeito Duarte Nogueira (PSDB) anunciou, no boletim epidemiológico desta segunda-feira (15), oito novas mortes causadas pelo covid-19 na cidade. Com isso, o total de óbitos na cidade chega a 68.

Entre as novas vítimas, são sete homens mortos e uma mulher. Seis dos pacientes apresentam comorbidades e os outros dois aguardam resultado de exames para determinar se eram portadores de alguma outra doença.  Um óbito ocorreu dia 10, duas mortes no dia 11, uma no dia 12, duas no dia 13 e duas no dia 14.

Ainda sobre os dados divulgados nesta segunda, entre as mortes, apenas uma, um homem de 34 anos, era uma pessoa não idosa. Os demais mortes tinham 61, 63, 68, 71, 73, 79 e 80 anos.

No total, são 2517 casos confirmados de covid-19, um acréscimo de 111 em relação ao relatório de domingo.

Reabertura

Apesar dos dados, o prefeito acredita que, depois do fim do atual período de quarentena na cidade, Ribeirão tem chances de reabrir o comércio com menos restrições.

“Com a chegada dos novos respiradores e com a operação dos novos leitos, nas próximas duas semanas vamos cumprir os indicadores do Plano São Paulo. Estou bastante confiante que vamos estar não na zona laranja, mas já na amarela”, diz o prefeito Duarte Nogueira, durante pronunciamento.

Apesar da expectativa do prefeito, o especialista Rodrigo Stabeli, pesquisador da Fiocruz, acredita que o pico da doença está longe de chegar. “Acreditamos que isso poderá acontecer em julho, mas ainda estamos longe de começar a regredir”, conta.  “A previsão é que tenhamos um caos social importante no País”, afirma.