Enem teve abstenção de 26,7%, segundo o Inep

Estudantes chegam para o primeiro dia de prova do Enem 2021.

O primeiro dia do Enem trouxe questões sobre o papel da mulher na sociedade, democracia, meio ambiente e povos indígenas e quilombolas – que foi o tema da Redação. Linguagens e Ciências Humanas foram as outras provas deste domingo. Na próxima semana, os candidatos vão responder a questões de Ciências da Natureza e Matemática.

Nos últimos 4 anos, houve tentativas de interferência da gestão Jair Bolsonaro no conteúdo do Enem, com a criação de uma comissão para vigiar itens considerados problemáticos, As questões deste domingo, no entanto, mostraram um Enem que segue sua tradição histórica, de valorizar pautas sociais, de direitos humanos e sustentabilidade.

O primeiro dia do Enem registrou 26,7% de abstenção em relação ao número de inscritos, índice maior do que o verificado no ano passado. Segundo o balanço divulgado pelo Inep, responsável pela prova, dos 3,4 milhões de inscritos, cerca de 2,5 milhões participaram do primeiro dia de aplicação.

No ano passado, o índice de faltosos no primeiro dia foi de 26% dos 3,1 milhões de inscritos. A maior abstenção registrada no Enem ocorreu na edição de 2020, que foi realizada em 2021 devido à pandemia, quando 51,5% dos inscritos não fizeram a prova.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS