Uma equipe do Grupo Thathi de Comunicação sofreu tentativa de atropelamento enquanto cobriam um caso de violência doméstica em Campinas. O ataque ocorreu durante a gravação da reportagem, quando um veículo acelerou contra a equipe da repórter Juliana Giachini e o repórter cinematográfico Leandro Marques, que foi atingido e sofreu ferimentos, felizmente sem gravidade.
Leandro Marques e a repórter Juliana Giachini estavam do lado de fora do distrito policial para acompanhar uma ocorrência sobre violência doméstica. Quando gravavam uma parte da reportagem, o motorista de um carro prata acelerou e avançou o veículo contra o profissional.
O motivo do atentado ainda é desconhecido. Na ocorrência, o cinegrafista ficou levemente ferido e a reporter não teve ferimentos. O caso é investigado pelas autoridades, que já tem as imagens da ocorrência e irá apurar as responsabilidade.
Repercussão
“A diretoria da regional Campinas do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo (SJSP) e a Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) manifestam total solidariedade à equipe de profissionais da TV Thathi. Acompanharemos os desdobramentos desse caso e cobraremos que sejam tomadas as providências cabíveis”, diz a entidade, em nota.
Ainda segundo o Sindicto, é fundamental a imediata identificação e punição do responsável por esse ataque contra os profissionais, que se soma à uma preocupante frequência de atentados contra a vida de jornalistas durante o exercício da atividade profissional.