O governador João Dória (PSDB) anunciou hoje, sexta-feira (8), a prorrogação da quarentena no estado de São Paulo até o dia 31 de maio devido a proliferação do novo coronavírus.
“Como governador de São Paulo, queria dar uma notícia diferente da que eu vou dar agora. Mas o cenário é desolador. Teremos que prorrogar quarentena até dia 31 de maio”, afirmou o tucano.
Esta é a segunda vez que o governo do estado prorroga a medida de isolamento social e reabertura do comércio para prevenir o contágio da Covid-19.
O estado concentra o maior número de casos da doença e é o epicentro da pandemia no país, com 41.830 casos confirmados e 3.416 mortes. Em todo o Brasil, são 135.106 casos e 9.146 mortes.
A medida foi inicialmente aplicada em 24 de março e estava prevista para terminar em 22 de abril. Devido o aumento do número de casos, foi prorrogada para de 10 de maio. Agora, o governo optou por um novo adiamento.
“O medo é o pior conselheiro da economia. A quarentena, felizmente, está salvando vidas em São Paulo e em outros estados brasileiros”, afirmou o governador.
O diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, afirmou que a prorrogação da quarentena se deu a partir da decisão unânime de especialistas. “Quarenta mil vidas foram poupadas em razão dessas medidas”, afirmou.
Interior do estado
Além de São Paulo, Campinas e Baixada Santista, regiões com um aumento significativo nos números de casos confirmados e mortes, outras regiões do estado também merecem atenção do governo, segundo Vinholi.
“O que apresentou para nós a semana inteira são dados impactantes em todo interior do estado também”, afirma o secretário sobre o aumento dos óbitos e de doentes. “Com essa aceleração nós identificamos um momento de alerta para todo estado”.
Segundo a Secretaria de Desenvolvimento, mais de 370 cidades do estado têm casos de coronavírus e aproximadamente 170 delas registraram mortes pela doença.
Ribeirão Preto
O prefeito de Ribeirão Preto Duarte Nogueira se encontrou com Dória no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo em São Paulo. A reunião presencial aconteceu para tratar de assuntos referentes a contenção da pandemia da Covid-19 no estado e municípios.
Duarte Nogueira foi convidado pelo governador para ser membro do Conselho Municipalista de Transição e Retomada do governo do Estado, a primeira reunião deve acontecer no dia 11 de maio, caso a data seja mantida.