Por Camilla Grecco
Há seis meses, 18 girafas importadas da África do Sul desembarcam no RJ. Na ocasião, os animais comprados pelo Bioparque, do Grupo Cataratas, foram levados para o Resort Safari Portobello em Mangaratiba, onde ficariam um período de quarentena.
Dia 14 de dezembro, depois de mais de dez dias presas em um local não apropriado para recebê-las, com menos de 30 metros quadrados, seis girafas quebraram as cercas do local e fugiram. Horas depois da fuga, os animais foram recapturados. Três girafas ficaram feridas e não resistiram.
A necropsia revelou que a causa dos óbitos foi miopatia, provocada por estresse extremo. O laudo apontou ainda a presença de edemas e enfisemas pulmonares.
Na ocasião o Bioparque afirmou que a importação das girafas era legal, e que faria parte de um “projeto de conservação ex-situ”(processo de proteção de espécies em perigo de extinção), e que elas teriam vindo de uma “reserva autorizada para manejo sustentável e desenvolvimento comunitário com essas espécies na África do Sul”.
No entanto, nos formulários de importação divulgados pelo Ibama aparece a letra “W”, de wild, ou seja, selvagem. O código, criado por convenção internacional, significa que os animais viviam na natureza.
O Ministério Público Federal no Rio recomendou então que o Ibama iniciasse, imediatamente, a devolução das 15 girafas, o que não aconteceu.
Desde a morte dos animais, artistas e ambientalistas têm se manifestado pela libertação dos animais.
O procurador Jaime Mitropoulos determinou que o Inea faça uma vistoria para averiguar a saúde dos bichos. O Inea informou que acompanha a execução das intervenções que estão sendo realizadas no Resort Portobello, e ressaltou que o novo espaço para onde elas serão transferidas é mais amplo, arejado e em condições de abrigar animais de grande porte.
Em nota o BioParque do Rio informou que reitera a responsabilidade com as girafas e com o programa de conservação e informou que o processo de transferência dos animais para os novos recintos, já foi iniciado. Ainda não há informações sobre o inquérito feito pela Polícia Federal sobre o caso.