Governo estuda aplicar lei brasileira se espanhóis não agirem em caso Vinicius Jr., diz Dino

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O ministro da Justiça, Flávio Dino (PSB), afirmou nesta segunda-feira (22) que o país estuda agir no caso de racismo contra o atacante Vinicius Junior, do Real Madrid, se o governo espanhol não adotar medidas.

As declarações foram dadas durante evento do Lide, na capital paulista, com a presença do ministro da Defesa, José Mucio, e do ex-governador João Doria.

“Estamos estudando a possibilidade de um princípio chamado da extraterritorialidade, Código Penal prevê que em algumas situações excepcionais é possível que no caso de crimes contra brasileiros mesmo no exterior haja aplicação da lei brasileiro. Esse é um remédio extremo, claro, mas pode funcionar, pode ser necessário”, disse.

Dino ponderou, porém, que isso seria uma última alternativa. “Não é algo que iremos fazer imediatamente, mas é um estudo que estamos fazendo para a eventualidade, que não acreditamos, de haver omissão das autoridades espanholas.”

Neste domingo (21), o jogador brasileiro foi expulso após uma confusão desencadeada por insultos racistas contra ele por torcedores do Valencia. As equipes se enfrentavam no estádio Mestalla, pela 35ª rodada do Campeonato Espanhol –o time da capital foi derrotado por 1 a 0.

Imagens mostram o momento em que o atleta do Real encara torcedores da equipe mandante próximos à linha de fundo. A situação provocou uma aglomeração entre atletas dos dois times, e a partida acabou interrompida por alguns instantes. Apenas o brasileiro foi expulso, com interferência do VAR (árbitro assistente de vídeo).

Em mensagem nas redes sociais depois do jogo, o atacante afirmou que o racismo “é normal” em La Liga e sinalizou que pode deixar a Espanha em decorrência desses episódios. Em nota, a organização informou ter requisitado as imagens para investigar “supostos insultos racistas direcionados a Vinicius Jr.”.

ARTUR RODRIGUES / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS