O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou hoje, que o Brasil deve adquirir 50 mil doses de vacinas contra a varíola dos macacos. A declaração de Queiroga foi dada durante uma ação da campanha de vacinação contra a poliomielite em João Pessoa. Segundo o ministro, as vacinas serão adquiridas através da OPAS, que é a Organização Pan-Americana de Saúde e as primeiras doses serão usadas para imunizar profissionais de saúde que estão em contato direto com pessoas contaminadas.
Ele também falou que o Ministério da Saúde tem fortalecido as frentes de vigilância epidemiológica contra a varíola dos macacos. Segundo ele, a quantidade de laboratórios aptos a realizar testes da doença será ampliada em todo o Brasil, mas, no momento, a ideia é fomentar a prevenção na própria população.
Os sintomas iniciais da varíola dos macacos costumam ser febre, dor de cabeça, dores musculares, dor nas costas, gânglios inchados, calafrios e exaustão. Após esses estágios, a doença se manifesta em lesões na pele. O uso de máscaras, o distanciamento e a higienização das mãos são formas de evitar o contágio pela varíola dos macacos.
A OMS avalia mudar nome da varíola dos macacos
Medida visa proteger os primatas. Um porta-voz da Organização Mundial de Saúde, explicou que “a transmissão que estamos vendo agora é uma transmissão de pessoa para pessoa. O vírus está em alguns animais, mas não é isso que estamos vendo agora. Na França, na Itália e aqui no Brasil macacos foram resgatados em áreas de mata com sinais de possível intoxicação.
Da Redação